Líder da chave A, equipe Estrela surge da área extrativista para o Invernão

Globo Esporte - http://globoesporte.globo.com - 25/01/2015
Parecia um time qualquer, mas quem conhece a equipe Estrela sabe que cada jogador tem uma história para contar. Eles são da distante Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto, área que todos os moradores vivem exclusivamente da retirada da borracha e da castanha do Brasil. Formando um time exclusivo de ex-seringueiros, a equipe Estrela tem feito bonito no Invernão.

O time é o primeiro colocado de sua chave no campeonato amador mais importante da região. Eles mesmos se juntaram e compraram o uniforme vermelho que jogam e mesmo sem patrocínio, os integrantes garantem que não falta vontade e esforço na busca pelo título.

O local onde moravam é bem no meio da floresta amazônica, às margens do Rio Ouro Preto, onde só se chega de barco e onde também há futebol. Quando moravam lá, se reuniam sempre para jogar, mas com a necessidade de estudar e de trabalhar com algo mais rentável, muitos vieram, aos poucos, para a cidade de Guajará-Mirim. Mas nada se perdeu com a mudança.

No município, eles foram se reencontrando e acharam no futebol uma forma de permanecerem juntos, relembrando a época do extrativismo, quando dividiam o tempo entre sangrar a seringueira para retirar o látex, pegar castanha, vender na cidade e bater bola no terreno na beira do rio.

- Eu vivia de látex, mas estou aqui há alguns anos, como todos. Aqui cada um tem seu emprego e nos unimos para continuar jogando futebol, lembrando de quando vivíamos lá e tínhamos nossos próprios campeonatos - diz o técnico do time Jesus Avilhaneda.

Empolgados com a boa classificação do time no campeonato, o técnico, que também é goleiro mas está machucado, espera continuar assim. Comemorando cada gol e direcionando a equipe, Jesus espera continuar na frente.

- Nossa estrela veio para brilhar.



http://globoesporte.globo.com/ro/noticia/2015/01/lider-da-chave-equipe-estrela-surge-da-area-extrativista-para-o-invernao.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Ouro Preto
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.