Líder extrativista do Acre recebe prêmio

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 14/12/2011
O líder comunitário e seringueiro Aldeci Cerqueira Maia, o Nenzinho, recebeu no dia 5, em São Paulo, o 16o Prêmio Ford de Conservação Ambiental. Ele foi o vencedor na categoria Conquista Individual por liderar a mobilização pela criação da quinta maior reserva extrativista (Resex) do país, a Cazumbá-Iracema, em Sena Madureira, no Acre. A unidade é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O prêmio é reconhecido como um dos mais importantes na área ambiental. Visa a incentivar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras e exemplares, além de divulgar o trabalho de pessoas e entidades que se dedicam a promover a consciência ambiental do país.

Durante o evento, Nenzinho teve a oportunidade de compartilhar um pouco de sua história com os presentes e falar da luta dos seringueiros da Amazônia pela criação das primeiras reservas extrativista no país.

Desde 2006, ele faz parte da equipe gestora da Resex, como assistente administrativo, sendo uma pessoa fundamental na relação entre o ICMBio e as comunidades. Ele é uma fonte de informações única e memória viva de todos os passos dados, do início das mobilizações até a criação da reserva.

Nenzinho recebeu a notícia de que também foi um dos vencedores do Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2011 pelo seu trabalho em defesa da criação da unidade de conservação. A premiação é organizada pela Rede Nacional de Mobilização Social e busca valorizar as pessoas que praticam no dia a dia a promoção da cidadania.

BIOGRAFIA - Nascido no Seringal Cazumbá, zona rural de Sena Madureira (AC), Aldeci Cerqueira Maia desde cedo trabalhou no corte da seringa. Na década de 80 participou do movimento seringueiro que idealizou a criação das Reservas Extrativistas juntamente com Chico Mendes e outros militantes. Se tornou uma das principais lideranças do movimento seringueiro no município trabalhando como sócio-fundador e presidente por mais de 13 anos da Associação dos Seringueiros do Cazumbá.

Em 1995, viu a necessidade dos seringueiros morarem mais perto uns dos outros para facilitar sua mobilização, organização e também para a conquista de benefícios para a comunidade, como uma escola e um posto de saúde. Assim, começou a formar o que, hoje, é a comunidade do Núcleo do Cazumbá, com mais de 40 famílias compartilhando espaços coletivos.

Nas suas andanças adotou os "empates", nome dado à mobilização de seringueiros que impedem a derrubada da floresta na Amazônia. De mãos dadas, os participantes formavam correntes e cercavam a área que seria derrubada, impedindo que os trabalhadores encarregados de fazer o serviço continuassem.

Aldeci liderou o processo de organização comunitária que resultou na criação da Reserva Extrativista do Cazumbá- Iracema, oficializada por meio de decreto presidencial em 2002. Desde a criação da reserva houve uma significativa melhoria nas condições de vida da população local, com a implantação de vários programas sociais e benefícios nas áreas de educação, saúde, produção, geração de renda, moradia, cultura, cidadania etc.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2426-extrativista-do-acre-recebe-premio
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.