Livro registra fauna da Floresta de Carajás

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 06/06/2012
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Vale lançaram na quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Parauapebas (PA), o livro "Fauna da Floresta Nacional de Carajás - Estudos sobre os Vertebrados Terrestres". A floresta é uma unidade de conservação federal de uso sustentável gerida pelo ICMBio. Mais de 41 mil registros foram analisados e cerca de 97% validados, totalizando 944 espécies de vertebrados (exceto peixes) elencadas na obra, todos com evidência científica na Flona.

"Esperamos que a iniciativa de produzir este livro possa ser um estímulo para a continuidade da pesquisa na Floresta Nacional de Carajás, contribuindo, dessa forma, para sua gestão e proteção", frisa o chefe da unidade de conservação, Frederico Drumond Martins.

Além de caracterizar, com textos e imagens, cada um dos ecossistemas da Floresta Nacional de Carajás, a obra traz preciosas informações sobre anfíbios, répteis, aves, pequenos, médios e grandes mamíferos e morcegos que habitam a região - com destaque para as espécies ameaçadas e endêmicas.

O ponto de partida para a consolidação da lista comentada de vertebrados terrestres da Floresta Nacional de Carajás foi a organização dos principais estudos de licenciamento ambiental e de pesquisas realizadas na floresta nacional e seu entorno.

Foram compilados registros das espécies em vários relatórios, formando uma lista prévia que foi repassada para especialistas convidados, responsáveis por validarem os dados. Estes especialistas foram escolhidos com base na participação em trabalhos na unidade de conservação e na experiência que possuem com a fauna amazônica.

O conhecimento cientifico sobre a fauna da Floresta Nacional de Carajás, detalhado no livro, é resultado de um trabalho desenvolvido pelo ICMBio em parceria com a Vale. O prefácio é assinado pelo Diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio, Marcelo Marcelino.

O livro detalha a lista atualizada da fauna de Carajás em capítulos a partir de seis grupos taxonômicos: anfíbios, répteis, aves, pequenos mamíferos, mamíferos voadores e médios e grandes mamíferos. Além dos capítulos específicos o livro traz uma caracterização geográfica da UC mostrando toda a sua geodiversidade e um capítulo assinado por analistas ambientais do ICMBIO indicando as ações prioritárias para a conservação da fauna da floresta.

São organizadores da obra: o analista ambiental e chefe da Unidade de Conservação, Frederico Drumond Martins, o engenheiro sênior da Vale, Alexandre Franco Castilho, a professora da Universidade Federal Rural da Amazônia, Dra Fernanda Martins Hatano e os os consultores Jackson Campos e Samir Rolim da AMPLO - Engenharia e Gestão de Projetos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3032-livro-registra-fauna-da-floresta-de-carajas.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carajás
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.