Livro reúne fotos e história do Atol das Rocas

ICMBio -http://www.icmbio.gov.br - 17/07/2012
Localizado a 260 km da costa do Rio Grande do Norte e próximo ao arquipélago de Fernando de Noronha, o Atol das Rocas, transformado em 1979 na primeira Reserva Biológica Marinha do Brasil, é o único atol do Atlântico Sul. Por sua alta produtividade biológica é a maior colônia de aves marinhas do Brasil e uma das principais áreas de reprodução, abrigo e alimentação de várias espécies.

O local não é lembrado somente pela espetacular biodiversidade que apresenta, mas em sua história encontram-se episódios trágicos como os diversos navios que naufragaram durante tormentas, especialmente, até o final do século XIX, e o drama de faroleiros que sofriam com o isolamento e o atraso na chegada de suprimentos. A experiência de um deles, inclusive, deu origem a lendas e mitos que até hoje assombram o imaginário popular.

Essas e outras histórias sobre a reserva biológica administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) são abordadas no livro Atol das Rocas 3o51´S 33o48´W, que terá lançamento nacional nesta quarta-feira (18), em São Paulo. A publicação, da BEI Editora, com patrocínio do banco Santander e do Instituto Semeia, foi lançada em nível regional no mês passado em Natal (RN).

A obra também compila o rigoroso trabalho das fotógrafas Zaira Matheus e Marta Granville, que registraram ao longo de cerca de dez anos a beleza e a diversidade do Atol das Rocas. Produzida em colaboração com a bióloga Alice Grossman, a publicação apresenta, ainda, uma extensa pesquisa sobre a ocupação humana no local, incluindo fotografias e registros iconográficos históricos. Um texto assinado pelo almirante e historiador Max Justo Guedes mostra como os cartógrafos representaram, ao longo dos séculos, o Atol.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/3138-livro-reune-fotos-e-historia-do-atol-das-rocas.html
Produção Cultural:Literatura

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Atol das Rocas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.