Mais 100 pássaros engaiolados são recuperados em Operação

O Diário de Teresópolis - http://odiariodeteresopolis.com.br - 24/08/2010
Operação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Parque Estadual dos Três Picos, ICM-Bio (Parque Nacional da Serra dos Órgãos) e APA-Guapimirim resultou na apreensão de 100 pássaros da fauna silvestre que estavam sendo criados de forma irregular em Teresópolis. As aves foram encontradas em residências no entorno do recém-criado Parque Municipal Natural Montanhas de Teresópolis. Os "proprietários" foram autuados por crime ambiental e vão responder em liberdade. As multas variam entre R$ 500 e R$ 5.000, sendo a mais alta para espécies em extinção, como é o caso do pixoxó, também conhecido como pichanchão.

Na operação, foram apreendidas espécies nativas como maritaca, trinca-ferro, coleiro, canário da terra, melro, cigarra do brejo, curió e vários pixoxós. Também foram encontradas várias armadilhas, armas e munição. "Esta ação é a continuação de um trabalho iniciado no passado de combate ao crime ambiental e, em conjunto com os demais órgãos de fiscalização, vamos continuar até o final do Governo. Ano passado, apreendemos 1600 aves e este ano já apreendemos 500. Nosso objetivo, além de combater esse tipo de crime, é conscientizar as pessoas, para que registrem suas aves e não criem mais de forma ilegal", relatou o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro.


http://odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=15440
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Guapimirim
  • UC Três Picos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.