Mais de 30 mil pessoas visitaram as unidades de conservação do Litoral

Instituto Ambiental do Paraná - http://www.iap.pr.gov.br - 21/01/2015
As Unidades de Conservação do Litoral receberam 34.416 mil visitantes no primeiro mês desta temporada de verão (18 de dezembro a 11 de janeiro). Durante a temporada, os locais possuem atendimento especial aos turistas e com o horário de visitação diferenciado.

A campeã de visitação foi a Ilha do Mel que recebeu mais de 32,5 mil visitantes. A Ilha pertence ao município de Paranaguá e possui duas Unidades de Conservação Estaduais que somam cerca de 93% do seu território. Sendo elas a Estação Ecológica, criada em 1982, e o Parque Estadual, criado 2002.

De 2011 a 2014 a Ilha recebeu mais de R$ 1,2 milhão de investimentos do Governo do Estado, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Foram realizadas melhorias na infraestrutura para receber moradores e turistas. Dentre esses investimentos estão reformas nos trapiches de embarque e desembarque de Brasília e Encantadas.

Os recursos para os investimentos são oriundos da arrecadação do ingresso de visitação, que não é mais cobrado desde agosto de 2014, e de medidas compensatórias.

"O ingresso de visitação da Ilha deixou de ser cobrado pelo IAP a partir do momento em que o município de Paranaguá manifestou o interesse em controlar e gerenciar essa atividade", explicou o presidente da instituição, Luiz Tarcísio Mossato Pinto. Segundo ele, foram realizadas diversas reuniões com as autoridades do município, mas ainda é necessária a criação de uma lei municipal autorizando a cobrança de uma taxa que irá para outro fundo.

Além da Ilha do Mel, o litoral do Paraná também possui outros parques estaduais que são atração nesse verão e que receberam aumento de visitação nesse período. Esses locais são gerenciados pelo IAP.

O Parque Estadual Serra da Baitaca, entre Piraquara e Quatro Barras, teve a visitação de aproximadamente mil turistas neste mesmo período. O local conta com diversas trilhas, inclusive um trecho do Caminho do Itupava, trajeto que já foi feito por mais de 600 pessoas.

O Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, registrou a visita de 350 pessoas. Já o Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, em fase final de revitalização, recebeu em torno de 600 visitantes.



http://www.iap.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=649&tit=Mais-de-30-mil-pessoas-visitaram-as-unidades-de-conservacao-do-Litoral
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas