Mais duas UCs enfrentam incêndios florestais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 18/08/2016
Os parques nacionais da Chapada dos Guimarães (MT) e Campos Amazônicos (AM/RO/MT) se somam a outras unidades de conservação do ICMBio que sofrem com o fogo


Boletim da Coordenação de Emergências Ambientais (Coem), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), divulgado no início da noite desta quinta-feira (18), indicava que mais duas unidades de conservação - o Parque Nacional Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e o Parque Nacional Campos Amazônicos, que ocupa áreas nos estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso - passaram a enfrentar incêndios florestais. Veja como estava o quadro até ontem, quarta-feira (17).

Na Chapada dos Guimarães, um primeiro incêndio foi detectado pela equipe do parque no início da noite de ontem, fora dos limites da unidade de conservação, num local conhecido como ''Ninho das águias''. Em seguida, surgiram mais dois focos - um no "Portão do inferno" e outro nas proximidades do rio Claro. Os 30 brigadistas lotados na unidade concentraram o combate no local de maior risco para o parque, o do "Portão do Inferno".

Segundo o boletim da Coem, o incêndio nas proximidades do rio Claro só será combatido após o controle dos outros dois focos. Um grupamento de quatro homens do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso está apoiando os brigadistas do parque, inclusive, com um caminhão pipa da corporação. Há a previsão de chuvas de até 4 mm/h na região da Chapada dos Guimarães para o domingo (21). Até lá, a temperatura máxima será de 36o e a mínima de 24o, com umidade relativa do ar na faixa dos 50%, o que contribui para a proliferação das chamas.

Já o incêndio no Parque Nacional Campos Amazônicos ocorria em local isolado e remoto da unidade, sem condições de acesso via terrestre. As suspeitas são de que o fogo tenha sido provocado por raio, uma vez que houve trovoadas ontem à noite na região, ou por manejo realizado por índios isolados. A segunda hipótese foi levantada pela Frente de Proteção Etnoambiental da Funai, que apura essas informações. A previsão é que chova na área somente na próxima segunda-feira (22).



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8101-mais-duas-ucs-enfrentam-incendios-florestais
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  • UC Campos Amazônicos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.