Manejo ambiental pode chegar a 30 comunidades extrativistas de reserva no Pará

MMA - www.mma.gov.br - 27/05/2009
Mais de 30 comunidades da Resex Verde para Sempre, em Porto de Moz, no Pará, manifestaram interesse em adotar planos de manejo. A medida garante uma forma de exploração extrativa que respeite o equilíbrio ambiental na unidade de conservação que tem mais de 1,3 milhão de hectares.

As comunidades de Juçara e Arimum foram as primeiras a adotar a exploração sustentável, em especial de madeira, assim que a reserva foi criada em 2004. A experiência deles foi analisada pelo Serviço Florestal e se transformou em um relatório. O documento foi discutido ontem (26) em reunião com os participantes e membros de instituições locais na cidade, com destaque para as medidas de sustentabilidade.

O Serviço Florestal promove cursos de capacitação para os moradores, visando prepará-los para aplicar técnicas de manejo sustentável, fomentando o empreendedorismo e gestão de negócios, voltado para a otimização do valor agregado dos produtos, beneficiamento da madeira em produtos com maior valor no mercado, além do acompanhamento de projetos.

O município de Porto de Moz tem 26 mil habitantes que vivem basicamente da exploração dos recursos florestais. Cerca de 80% da área do município são ocupados pela Resex, modalidade de unidade de conservação que permite o uso sustentável de parte de seus recursos naturais.

A criação da reserva impôs mudanças no modo de retirada de madeira, inibindo o desmate ilegal. Arimum, que reúne 36 famílias, foi citado como exemplo da viabilidade econômica das práticas sustentáveis de manejo florestal.

A exploração de 200 hectares pelos próprios integrantes eliminou práticas pouco eficientes de retirada de madeira e permitiu que os associados alcançassem uma renda superior à média anual de R$ 2.144 do PIB per capita.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Verde para Sempre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.