Manejo Integrado de Propriedades Familiares na BR-163

Ipam - www.ipam.org.br - 21/10/2010
Iniciativa apoiada pelo IPAM serviu de unidade demonstrativa durante o intercâmbio de 50 produtores familiares do entorno de três Unidades de Conservação da área de influência da BR-163.

O dia de campo foi realizado a partir de uma parceria interinstitucional estabelecida entre o IPAM, ICMBio , SFB, IDEFLOR e SENAR. Este processo de troca de saberes aconteceu nos dias 09 e 10 de setembro de 2010, no município de Rurópolis, estado do Pará, na unidade produtiva familiar do Sr. Joaquim da Nice, propriedade que recebe investimento e assessoria técnica do IPAM através do Projeto Apoio ao Manejo Integrado de Propriedades Familiares da BR 163/PA, o qual é apoiado pelo PDA/MMA.

Cerca de 50 produtores familiares do entorno das Florestais Nacionais de Itaituba I, Itaituba II e Trairão tiveram a oportunidade de refletir sobre boas práticas no contexto da unidade produtiva familiar na realidade da região BR 163. Essas boas práticas são baseadas em princípios agroecologicos, que favorecem a implantação e condução de subsistemas produtivos através de roça sem queima, para cultivos anuais e perenes, sistemas agro-florestais e manejo de açaizais nativos, integrando estas atividades à identificação do potencial florestal de suas reservas legais, através da realização de inventário Florestal 100%, do manejo de abelhas nativas (meliponicultura) e africanas (apicultura), entre outros.

Como desdobramento existe um processo em articulação no âmbito do conselho consultivo das flonas e entre os parceiros responsáveis por esta agenda para a realização de um curso sobre os vários aspectos do manejo e produção de açaí.

http://www.ipam.org.br/noticias/Manejo-Integrado-de-Propriedades-Familiares-na-BR-163/858
Amazônia:Políticas de Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itaituba I
  • UC Itaituba II
  • UC Trairão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.