Mata Atlântica receberá base do Prevfogo no MS

Ibama - http://www.ibama.gov.br - 13/01/2011
Uma base do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama em Mato Grosso do Sul será instalada no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, no sudoeste do estado, um dos mais importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica na região. A decisão foi anunciada pelo superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, que, acompanhado do coordenador Estadual do Prevfogo, Márcio Yule, inspecionou o local em que serão alocados os esquadrões da brigada dentro do parque.

O Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, com 73,4 mil hectares, possui 38,4 mil hectares de remanescentes da Mata Atlântica. Para proteger esses remanescentes o Ibama implantará as brigadas que atuarão na prevenção de incêndios florestais na área. As brigadas também agirão na prevenção de crimes ambientais e na educação ambiental das comunidades em torno do parque.

Nos últimos anos, a região foi assolada por vários incêndios florestais provocados, na maioria das vezes, por catadores de ginseng, que colocavam fogo nas várzeas do local para provocar o nascimento concentrado da planta, comum na região. Há dois anos, um incêndio florestal consumiu longas áreas de várzeas do parque, chegando próximo à sua sede. O incêndio foi apagado com a ajuda de brigadistas do Prevfogo, que foram deslocados de outras áreas para lá em maio de 2009.

"O Ibama tem o desafio de proteger os remanescentes do bioma Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul", diz David. Segundo dados da SOS Mata Atlântica, o bioma, originalmente, ocupava 6,3 milhões de hectares na região sudeste e sudoeste do estado. Hoje, restam apenas 360 mil hectares de remanescentes florestais.

Segundo o superintendente do Ibama/MS, o Mato Grosso do Sul foi o estado que menos perdeu remanescentes do bioma com o desmatamento. "O Atlas produzido pela SOS Mata Atlântica registrou a perda de 154 hectares", fala, lembrando o fato de que é necessário reforçar as ações do Ibama na região para que nenhum hectare a mais seja perdido. "A instalação da base da brigada no parque é uma das ações preventivas do instituto na região", reforçou.

Costa Rica
Para reforçar a prevenção de incêndios e outros crimes ambientais na região de nascentes da cabeceira do Taquari, o Prevfogo do Ibama irá instalar também uma brigada no município de Costa Rica, também em Mato Grosso do Sul. Com isso, o total de componentes das brigadas no estado chegará a 105 homens treinados para a prevenção, o combate e a educação ambiental em 2011.

David Lourenço diz ainda que o Prevfogo contará neste ano com seis brigadas de dois esquadrões cada uma. Quatro atuarão na região do Pantanal, uma ficará no entorno da Bacia do Alto Paraguai e a outra, a do parque, no entorno da Bacia do Rio Paraná. "Desta forma, o Ibama atuará, em 2011, nos principais pontos críticos do estado", concluiu o superintendente.


http://www.ibama.gov.br/archives/14228
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Ivinhema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.