Meio Ambiente aprova Parque Nacional de Anavilhanas

Agência Câmara - 24/03/2008
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, na última terça-feira, o Projeto de Lei 6409/05, do Senado, que transforma a Estação Ecológica de Anavilhanas, no Amazonas, em Parque Nacional de Anavilhanas.

A estação ecológica é uma unidade de conservação da natureza cuja área é representativa de um ecossistema e é destinada à realização de pesquisas científicas básicas e aplicadas de Ecologia, à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.

atividades conflitantes
A relatora do projeto, deputada Rebecca Garcia (PP-AM), defendeu a aprovação da medida. Ela observou que a ocorrência de uma série de atividades conflitantes com a conservação da unidade, como extrativismo animal, vegetal e mineral justificam a proposta. "A transformação de estação ecológica em parque nacional ensejará a resolução de conflitos com os visitantes que buscam a área, permitindo ainda o sustento financeiro do parque", afirma.

O arquipélago
O arquipélago fluvial de Anavilhanas, situado no rio Negro, no estado do Amazonas, é formado por 400 ilhas, com centenas de lagos, rios, igapós e igarapés ricos em espécies vegetais e animais. O arquipélago está protegido pela legislação federal que criou a Estação Ecológica de Anavilhanas, com área de 350 mil hectares.

De novembro a abril, período das cheias do rio Negro, metade das ilhas fica submersa e os animais se refugiam nas partes mais elevadas. Quando as águas baixam, as ilhas deixam à mostra praias e 90 quilômetros de canais que entrecortam toda a região. Anavilhanas encontra-se próxima ao Parque Nacional de Jaú, a maior reserva florestal da América do Sul, com 2,27 milhões de hectares, também banhada pelo rio Negro.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.