Meio Ambiente: pesquisa de 35 anos mostra recomposição de floresta

EBC Rádios - http://radios.ebc.com.br/ - 27/03/2015
Os dados são animadores, pois apontam para a regeneração da floresta em volume após a primeira colheita das árvores comerciais


O que acontece com uma área de floresta 35 anos após a primeira colheita das árvores comerciais? Essa resposta, ainda inédita no Brasil, começa a ser dada pela Embrapa Amazônia Oriental, após o início do segundo ciclo de corte em uma área de pesquisa na Floresta Nacional do Tapajós, no Oeste do Pará.

Os dados são animadores, pois apontam para a regeneração da floresta em volume, mas atentam à necessidade de planos de manejo que visem a manutenção das populações de todas as espécies arbóreas, garantindo maior diversidade e rentabilidade.

Para falar sobre o assunto, o programa Nossa Terra entrevistou o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental Lucas Mezzei, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre a pesquisa e apontou quais são as perspectivas em relação à regeneração dos danos causados às florestas brasileiras.

Lucas Mazzei explicou que o projeto da Embrapa provou que a floresta se recupera, principalmente em termos de estrutura, volume, riqueza de espécies, e está pronta para nova produção. Segundo ele, através dos centros de pesquisa, foi possível que a empresa acompanhasse o crescimento das árvores. O que os pesquisadores notaram é que a floresta crescia 0,86 m³ por ano.

Logo, para completar a produção da empresa, de cerca de 30 m³, os pesquisadores deveriam esperar um período de pelo menos 35 anos para fazerem a colheita e avaliarem os resultados da pesquisa. Neste caso, a colheita é feita de forma reduzida. Se a floresta possui um hectare, o equivalente a um campo de futebol, com aproximadamente 550 árvores, o projeto da Embrapa pode colher apenas de 4 a 6 árvores, com foco principal nas mais maduras.

O pesquisador Lucas Mazzei lembrou que a colheita feita na floresta visa apenas retirar a produção da floresta, preservando sua composição florística e riqueza naturais. Ainda, ele destacou que o colhimento das árvores é feito dentro de um sistema de manejo florestal, que é a ferramenta que deve ser utilizada para fazer uso e, ao mesmo tempo, conservação da floresta.



Confira a íntegra da entrevista no link original da notícia e saiba mais sobre a pesquisa e quais as expectativas que ela traz para a recuperação florestal.

O produtor agrícola é bem representado na Nacional da Amazônia: o Nossa Terra tem notícias sobre meio ambiente, agronegócio, pecuária, cooperativismo e novas tecnologias para o campo, além da previsão do tempo para toda a região, enfocando o setor agrícola.

Para acompanhar o fim da tarde do produtor rural, o programa toca músicas regionais e de viola. Se você também tem a vida ligada ao campo, sintonize o Nossa Terra, de segunda a sexta, às 17h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 15h (horário local), na Nacional do Alto Solimões.

A produção é de Kátia Lins e apresentação de Airton Medeiros. Célio Antônio é o programador musical.




http://radios.ebc.com.br/nossa-terra/edicao/2015-03/pesquisa-de-35-anos-mostra-como-floresta-se-recompoe
Florestas:Madeira-Exploração

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tapajós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.