Menina de 5 anos convida a preservar o lobo-guará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 09/09/2015
"O lobo não é mal. É guará". Assim começa a narração de um vídeo gravado por uma menina de apenas cinco anos que já conta com mais de 13 mil visualizações na internet, convidando as pessoas a preservarem o Cerrado, a "casa" do lobo-guará. A voz doce e meiga da narradora é cativante (Veja aqui).

A menina é Luna Mota de Paula, filha da jornalista Laís Duarte e do biólogo Rogério Cunha de Paula, analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O vídeo faz parte do projeto 'Sou Amigo do Lobo', que integra o "Programa para a Conservação do Lobo-Guará, popularmente conhecido como "Lobos da Canastra". É uma ação relativa à difusão do conhecimento e melhora da percepção do lobo-guará na Serra da Canastra e no Brasil.

O Programa é coordenado pelo Instituto Pró-Carnívoros e pelo Cenap/ICMBio e conta com a parceira de diversas instituições como a ESALQ/USP, a Smithsonian Institution, a SZB, a SPVS, o Instituto Maurício de Sousa, além de empresas como a Tetra Pak e a Martins.

O objetivo do projeto é reduzir a pressão sobre a espécie ameaçada em uma área de conflito permanente, com propostas de mediação, aumento e disseminação do conhecimento sobre a espécie. Busca, com isso, promover mudança de percepção da população do entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra sobre o lobo-guará e sua importância para a conservação do bioma Cerrado.

Rogério coordena o projeto "Lobos da Canastra", que pesquisa e protege esses animais no Parque Nacional da Serra da Canastra, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes em Minas Gerais. A região abriga nascentes do rio São Francisco e representa uma das maiores áreas conservadas de cerrado no Brasil e, certamente, a mais importante no sudoeste de Minas.

Desde os três anos de idade, Luna acompanha Rogério em incursões pelo Cerrado. "Meu pai disse que o lobo é obstinado, isso quer dizer insistente. E se ele não desistiu do cerrado, por que você vai desistir?", convida a pequena Luna no vídeo.

Educação Ambiental

Em termos de educação ambiental, três linhas de trabalho foram desenvolvidas de 2004 a 2010. A primeira foi a interação com a comunidade que busca compreender a cultura, as relações com a natureza e com a unidade de conservação.

A segunda linha de trabalho foi desenvolvida junto às escolas, por meio de oficinas, e tem como objetivo levar os jovens estudantes a refletirem sobre a importância da conservação do bioma Cerrado e do lobo-guará.

A terceira linha de trabalho busca a abertura de um canal efetivo de comunicação entre o projeto Lobo-Guará e a comunidade, particularmente, as fazendas da região, por meio da produção de vídeos de curta duração (10, 20 minutos).

Os vídeos abordam temas ambientais de interesse do dia a dia da comunidade, veiculados em um cinema aberto nas praças e nas fazendas, popularmente chamado de Cine-Lobo.

Já foram produzidos quatro filmes sobre as riquezas locais, a relação conflituosa do lobo com criadores de galinha, a saúde na área rural e resgates de tradições culturais. A ideia é melhorar a relação da comunidade com a natureza e a valorização da cultura local.

Entre setembro de 2007 e outubro de 2010, as sessões de cinema já foram vistas por cerca de 2.200 moradores do entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra. Promovidas em escolas, fazendas, igrejas, praças públicas, entre outros locais, cada sessão costuma ser assistida por um público médio de 70 pessoas.

PAN do Lobo-guará

Uma das maiores ameaças a que o lobo-guará está sujeito é a perseguição por predação de animais domésticos e principalmente pela falta de informação. O Plano de Ação Nacional para a Conservação do Lobo-Guará, coordenado pelo Cenap/ICMBio aponta diversas ações de educação ambiental, visando mudar essa realidade.

Confira o PAN do Lobo-guará na íntegra, clicando aqui .



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6980-menina-de-5-anos-convida-a-preservar-o-logo-guara.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.