Mergulhador salva tartaruga de rede de pesca proibida: 'covardia'; vídeo

G1 - http://g1.globo.com/ - 01/09/2016
O resgate aconteceu no mar de Arraial do Cabo, RJ, nesta quinta-feira (1o).
Vídeo mostra rede, que cortava o animal, sendo retirada e soltura no mar.


Um mergulhador conseguiu resgatar uma tartaruga que estava presa em uma rede de pesca, de uso proibido, no mar em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, na manhã desta quinta-feira (1o). O resgate aconteceu na Praia dos Anjos e foi registrado em vídeo (assista acima). Nas imagens, o mergulhador usou uma faca para libertar a tartaruga, que, segundo ele, estava agonizando. Só depois o animal foi solto no mar.

"Uma covardia. Tava cortando a bichinha. Estava machucada, os malhos já estavam cortando por dentro dela. Isso é todo dia. Eu encontro muita tartaruga morta com essas redes", contou o mergulhador Jorge Luiz de Paula, que trabalha com mergulho de resgate na região.

Ele disse que os casos de uso de redes ilegais são constantes.

"Os pescadores conhecem por rede feiticeira ou rede três malhos. Essa rede, o que ela não mata, ela espanta. O pessoal larga no mar e eles só pegam no dia seguinte. Quando eles não pegam, isso causa uma avaria. Eles não respeitam o Ibama", desabafou.

O Ibama informou que, provavelmente, a tartaruga foi vítima da pesca acidental.

"É quase certo que ela morreria afogada se não fosse resgatada", explicou a instituição.

O Ibama informou também que a responsabilidade de fiscalização é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já que o local é uma reserva extrativista. Até a publicação desta reportagem, o ICMBio ainda não havia se manifestado sobre o caso.



http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2016/09/mergulhador-salva-tartaruga-de-rede-de-pesca-proibida-covardia-video.html
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Arraial do Cabo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.