Metas o Meio Ambiente são desafio para Minc

O Globo, O País, p. 15 - 18/05/2008
Metas o Meio Ambiente são desafio para Minc
Resistência a programas de combate ao desmatamento e falta de recursos dificultam cumprimento de agenda

Alan Gripp e
Cristiane Jungblut

Resistência aos programas de combate ao desmatamento, pressão pela liberação acelerada de licenças ambientais e falta de recursos. Problemas dentro de casa não faltarão ao próximo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. 0 petista ingressa num governo que, segundo o Greenpeace, só conseguiu cumprir 31 % das metas traçadas no Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, pilar da política ambiental lançada em março de 2004, envolvendo 13 ministérios e coordenado pela Casa Civil.
Dentre as metas não alcançadas pelo governo estão a criação de unidades de conservação de importância chave no combate ao desmatamento, como a APA de São Félix do Xingu, no Pará, onde as motosserras continuam a todo vapor. Este e outros processos de conservação já foram concluídos pelo Ministério do Meio Ambiente e enviados à Casa Civil, onde andam a passos lentos. 0 marasmo do Palácio do Planalto foi um dos motivos que levaram a ministra Marina Silva a pedir demissão.
Dados do próprio governo mostram redução brutal na criação de áreas de preservação ano a ano. Em 2006, foram demarcados 104 mil quilômetros quadrados. No ano seguinte, essa área reduziu-se a 467 quilômetros quadrados.
Às pressões somam-se as dificuldades financeiras do governo. Um estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) mostra que os recursos para as principais ações de prevenção e controle do desmatamento, entre 2004 e 2007, ficaram abaixo do esperado. De acordo com o relatório, R$ 700 milhões inicialmente previstos para o combate ao desmatamento foram realocados ou deixaram de ser aplicados. 0 valor representa 35% do total reservado para este fim no período.
A execução orçamentária do setor também está baixa. Este ano, até 5 de maio, apenas 11 de quase R$ 3 bilhões foram gastos. 0 ministro Minc chega ao Rio hoje e amanhã se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.

O Globo, 18/05/2008, O País, p. 15
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.