Militar da Força Nacional morre em confronto na Floresta Bom Futuro

G1 - http://g1.globo.com/ - 14/11/2013
Um militar da Força Nacional que atuava em uma operação de desocupação na Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, localizada próximo a Rio Pardo, distrito de Porto Velho distante cerca de 350 quilômetros, morreu na tarde desta quinta-feira (14) durante um confronto de desocupação. As informações são da Polícia Militar de Rondônia.

O conflito começou na tarde de quarta-feira (13), quando integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Força Nacional chegaram ao local. A Polícia Militar foi chamada para reforçar a situação.

Pontes de madeira foram serradas e uma viatura da Força Nacional caiu em um córrego. Carros também foram incendiados. Um prédio em construção, que seria a nova sede da Polícia Militar, foi queimado, e viaturas danificadas. O 7o Batalhão foi acionado para dar apoio à retirada da equipe.

Nota

Em nota, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos informa, com pesar, o falecimento do Aluno a Cabo PM Luis Pedro de Souza Gomes. O policial tinha 33 anos de idade e mais de 9 anos de serviço.

O policial militar estava à disposição da Força Nacional há dois meses e faleceu durante uma ocorrência de reintegração de posse no distrito de Rio Pardo, no estado de Rondônia. Na ocasião, houve confronto com moradores, o militar foi atingido e não resistiu aos ferimentos.
O comandante-geral e todos os policiais militares se solidarizam com a família neste momento de dor e tristeza.

O caso

Em setembro de 2012, uma ordem judicial foi expedida pela 5ª Vara Federal ordenando que as 13 famílias que moravam na localidade fossem retiradas. Na ocasião também houve uma operação de retirada, já que os moradores não cumpriram o prazo de desocupação pacífica.

Na época, a gerência regional do ICMBio, disse que as famílias iriam receber todo o apoio necessário e seriam transferidas para a Vila do Rio Pardo, uma Área de Proteção Ambiental (APA) subjacente à Floresta Nacional do Bom Futuro. E na APA esperariam uma realocação através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam).

Flona do Bom Futuro

A Floresta Nacional do Bom Futuro foi criada pelo governo federal em 1988 e possuía 280 mil hectares. Após sucessivas ocupações, em 2010 ela foi desmembrada.

A área reservada à Flona diminuiu para 97 mil hectares, sendo que o restante das terras foi transformado na APA do Rio Pardo, que é de responsabilidade do Governo do Estado de Rondônia.



http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/11/militar-da-forca-nacional-morre-em-confronto-na-floresta-bom-futuro.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bom Futuro
  • UC Rio Pardo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.