Minc fará novas exigências para liberar construção de Angra 3

Folha Online - www.folha.uol.com.br - 11/07/2008
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse nesta sexta-feira que o Ibama vai ampliar as exigências para a concessão do licenciamento ambiental da usina nuclear Angra 3. Segundo Minc, o processo está em fase final, e existe a possibilidade de a concessão ser liberada até o final deste mês.

O Ibama quer que a Eletronuclear, responsável pela construção e operação da usina, assuma o parque nacional da Serra da Bocaína, auxiliar no saneamento de áreas em Angra dos Reis, instalar sensores de radioatividade na cidade geridos por entidade independente, e estabeleça um prazo para definir a destinação dos rejeitos nucleares.

Minc reiterou ser contra a instalação da usina, mas ressaltou que a construção do empreendimento foi uma decisão de governo, e já estava definida antes de tomar posse no ministério, há 45 dias.

"O licenciamento já está praticamente concluído pela equipe da ministra Marina [ex-ministra Marina Silva], já que assumi há pouco mais de um mês. O que vou acrescentar são outros pontos de pré-condições", afirmou, durante assinatura de acordo contra uso de carvão e madeira ilegais, em parceria com a Vale.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.