Minc quer pressa na estruturação do ICMBio

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 02/07/2008
Brasília (02/07/2008) - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, quer pressa no processo de estruturação e consolidação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com isso, ele pretende reforçar a gestão das 299 unidades de conservação federais, em especial as reservas extrativistas, que geram renda para cerca de 46 mil famílias pobres em todo o País. Nessa linha, ele vai se esforçar para ver publicado, já no próximo mês, o edital do concurso público para a contratação de pessoal para o Instituto. O concurso já foi autorizado pelo Ministério do Planejamento e prevê a abertura de 210 vagas.

O fortalecimento do ICMBio foi o principal tema da reunião que o ministro realizou na manhã desta quarta-feira (2) com a diretoria do Instituto, em Brasília. Minc fez questão de ir à sede do órgão, que fica no SCEN. Ele disse que reuniões de trabalho como essa vão se repetir mensalmente. Acompanhado de assessores, o titular da pasta do Meio Ambiente assistiu, inicialmente, uma apresentação sucinta das ações desenvolvidas pelo Instituto, que foi criado no ano passado como resultado da reestruturação do Ibama.

O ministro confirmou ainda a contratação de mil brigadistas para atuar no combate a incêndios florestais nas unidades de conservação nesse período de seca em boa parte do País. Ele acenou com a possibilidade de o Instituto Chico Mendes atuar em conjunto com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) no processo de gestão das florestas nacionais. E pediu à direção do Instituto que agilize o processo de conclusão de planos de manejo nas reservas extrativistas.

Minc mostrou especial interesse pelo Programa de Concessão de Serviços de Uso Público em Parques Nacionais, lançado no ano passado pelo Instituto Chico Mendes no Parque Nacional do Iguaçu. O programa, que prevê a terceirização de serviços dentro das unidades de conservação, como restaurantes, pousadas, recreação e ecoturismo, tem dado bons resultados. Além de gerar renda para o parque, aprimora a qualidade dos serviços. As próximas unidades a serem contempladas são os parques de Abrolhos (BA), Serra da Bocaina (SP), Fernando de Noronha (PE) e Tijuca (RJ).
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas