Ministro debate estratégia extrativista para o Norte do País

Ministério do Desenvolvimento Agrário - http://www.mda.gov.br - 17/09/2014
Desenvolver a agricultura familiar e o extrativismo e, ao mesmo, tempo preservar o meio ambiente. Esse foi o principal assunto do ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, com representantes do Conselho Nacional dos Povos Extrativistas, nesta quarta-feira (17), em Brasília.

A meta do Governo Federal é traçar uma estratégia voltada para as características específicas da região Norte do País. "Temos trabalhado muito nesse sentindo para adequar o conjunto das nossas políticas ao bioma Amazônia. Demos início a essa estratégia ao lançarmos o Plano Safra Semiárido, em 2013", explicou Müller.

Estratégia

Políticas que devem também desenvolver a comercialização e o escoamento da produção. "É fundamental para a região Norte um projeto estratégico para o transporte adequado dos produtos, como o açaí e o peixe", exemplificou o ministro.

Os representantes extrativistas destacaram como principais reivindicações a criação de sete reservas florestais e marinhas, o fortalecimento da atividade, o acesso à habitação e à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

"Estamos trabalhando há muito tempo com o Governo Federal para buscar melhorias para todo o povo extrativista", afirmou Sandra Gonçalves, vice-presidente da Reserva Extrativista Mãe Grande, em Curuçá (PA).



http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ministro-debate-estrat%C3%A9gia-extrativista-para-o-norte-do-pa%C3%ADs
Amazônia:Políticas de Desenvolvimento Regional

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mãe Grande de Curuçá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.