Ministro faz visita técnica a Noronha

MMA - http://www.mma.gov.br - 24/11/2017
Ministro faz visita técnica a Noronha
Acompanhado do presidente do ICMBio, Sarney Filho reuniu-se com servidores da APA e do parque e conselheiros distritais.

MMA - Por Elmano Augusto


O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, segue nesta sexta-feira (24/11) em visita técnica ao Parque Nacional Marinho e Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco. De manhã, ele percorreu as instalações do parque e da APA e esteve em pontos tradicionais de uso público do arquipélago, como o Mirante dos Dois Irmãos.

Ontem (quinta, 22/11), o ministro, acompanhado do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, reuniu-se com integrantes do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do parque e da APA para saber como andam as ações de estruturação das unidades.

Os servidores fizeram um rápido balanço dos vários projetos e programas, alguns deles realizados em parceria com a EcoNoronha, empresa que administra serviços de uso público no parque. Eles alertaram para a necessidade de respeitar a capacidade de suporte do arquipélago.

"O ano de 2017 deve bater recorde de visitação na ilha, alcançando o número de 95 mil visitantes no ano. Em quatro anos, a ilha saiu de cerca 60 mil visitantes para 95 mil, e a infraestrutura do arquipélago mostra que vem chegando ao limite", disse o chefe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do parque e da APA, Felipe Mendonça.

DOCUMENTO

Em seguida, o ministro se reuniu com representantes do Conselho Distrital, uma espécie de Câmara de Vereadores de Noronha. Participaram do encontro os conselheiros Artur Cândido, Verônica Modesto, Milton Luna e Eunice Oliveira.

Os representantes da comunidade apresentaram documento contendo algumas reivindicações cuja solução depende em parte dos órgãos ambientais, entre elas, a ampliação do dessalinizador marinho, o aumento da rede de esgoto, a melhoria da iluminação noturna do aeroporto para salvamento aéreo e a emissão de autorização especial para captura de isca (sardinha) nas águas do parque marinho para pesca artesanal, como ocorria no passado.

O ministro ouviu atentamente as demandas e orientou o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, e o chefe do NGI do parque e da APA, Felipe Mendonça, a agilizarem as medidas que tenham alguma relação com o Instituto.

Uma outra reivindicação dos conselheiros foi a revisão do plano de manejo do parque nacional marinho. Sobre isso, Soavinski e Mendonça disseram que a revisão está em estudo e será aberta à participação da comunidade. "Todos vão poder colaborar", disse Soavinski.

Os conselheiros mostram-se satisfeitos com o encontro. "O ministro foi muito positivo e deu andamento imediato aos assuntos pendentes, ele foi muito objetivo", afirmou a conselheira Verônica Modesto.



http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=2711

UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  • UC Fernando de Noronha - Rocas - São Pedro e São Paulo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.