MONAF recebe visita de alunos do curso de condutor ambiental local oferecido pelo SENAR/PRONATEC

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 16/12/2014
O Monumento Natural das Arvores Fossilizadas- MONAF recebeu em sua sede, unidade de conservação de Proteção Integral do Tocantins, recebeu nesta terça-feira, 16, a visita da turma do "Curso de Condutor Ambiental Local" do Povoado Morro Grande, município de Barra do Ouro (TO).

O Curso está sendo oferecido pelo SENAR/PRONATEC e tem como objetivo preparar condutores ambientais locais para conduzir visitantes em áreas naturais, sítios, monumentos histórico-naturais entre outros.

A visita ao MONAF contou com a presença de 24 alunos e da Gestora Ambiental e Instrutora do curso Andressa Costa de Sousa. Segundo ela, o objetivo da visita foi conhecer a Unidade de Conservação e seu principal atrativo, a floresta fossilizada, assim como o seu histórico arqueo-paleontológico.

Na oportunidade, a equipe técnica da UC realizou em sua sede administrativa uma apresentação contextualizando todo o seu desenvolvimento administrativo e sociocultural, ressaltando principalmente seus finaldiade, instrumentos e programas de gestão, bem como as amostras de fósseis e atrativos.

Em seguida ocorreu a visita de campo ao afloramento Buritirana - Zona Histórico cultural da região.

Sobre a Unidade

O MONAF armazena em seu interior uma das mais completas florestas fossilizadas do período Permiano no Brasil e no mundo. Formada especialmente por pteridófitas e gimnospermas permineralizadas por sílica e dentro do contexto bioma Cerrado, a unidade é a maior UC desta categoria. "Essas plantas fósseis são muito importantes para a compreensão da história da Terra. Sua utilidade é observada em praticamente todas as áreas das ciências naturais, destacando-se, em particular, a biologia e paleontologia, explicou o gestor da unidade e inspetor de Recursos Naturais, Hermísio Alecrim Aires.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2014/12/16/monaf-recebe-visita-de-alunos-do-curso-de-condutor-ambiental-local-oferecido-pelo-senar-pronatec/
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.