Monumento Natural das Ilhas Cagarras

Folha do Meio - http://www.folhadomeio.com.br - 22/11/2011
O Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão ao qual o arquipélago está subordinado, acaba de eleger o novo Conselho Consultivo e Gestor para os próximos dois anos, a fim de dar um norte em questões tão complexas como poluição e a pesca irregular. O arquipélago das Cagarras é um sítio de singular beleza cênica em um ponto turístico, aproveitado inclusive para mergulho. O conselho é composto por 28 instituições de diversos setores da sociedade civil e presidido pela jovem bióloga Fabiana Bicudo (32 anos) com mestrado em gestão de ambientes costeiros e marinhos pela universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e concursada pelo Ibama desde 2003.

"Acho que a diversidade dessas instituições no conselho representa quem está verdadeiramente interessado no reordenamento e preservação do Arquipélago", salienta Fabiana Bicudo.

Com a experiência de quem já chefiou o Parque da Ilha Fernando de Noronha, por três anos consecutivos, Fernanda Bicudo sabe de toda complexidade que envolve sua missão. Antes de assumir a mais nova unidade de conservação do ICMBio carioca, a bióloga garante que a caça submarina está expressamente proibida de acordo com legislação ambiental para todas as unidades de conservação.

A navegação no interior do arquipélago é outro fator relevante e não será permitida em dias de mau tempo e mar muito agitado. "Quero fiscalizar com rigor e seguir exatamente o que está na lei do Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Vamos adotar estratégias sofisticadas de abordagem aos sítios naturais. No caso da pesca, o rastreamento dos barcos se dará por satélites. Quero implantar uma sede do ICMBio com boa visão do oceano Atlântico, se possível no bairro do Leblon", explica a presidente do Conselho Gestor de Cagarras.

O turismo desordenado é outro problema que se arrasta há décadas no lugar. Fabiana Bicudo quer aproveitar sua experiência em Fernando de Noronha para promover o ecoturismo, porém o número de visitadores vai ser limitado. "Ecoturismo desordenado não é mais possível nos dias de hoje. O turismo tem que estar cem por cento direcionado à biodiversidade", enfatiza.

Ilhas do arquipélago

O arquipélago é composto por sete ilhas: Cagarras, Lage de Cagarras, Filhote de Cagarras, Comprida, Mathias, Praça Onze e Palmas. Aves marinhas como Atobás, Biguás, Fragatas (mas também conhecidas como João Grandes ou Tesourões), Gaivotas e por que não, Urubus, já que a quantidade de lixo urbano é enorme, deslocam-se por todo o arquipélago.
A fauna marinha também é expressiva: peixes, crustáceos, moluscos, algas e estrelas do mar em abundância. Em determinadas épocas do ano, é comum avistar golfinhos, tartarugas e com um pouco de sorte, baleias que usam este caminho na passagem migratória para águas mais quentes ao norte do litoral brasileiro fugindo da Antártica.

A vegetação é típica de Mata Atlântica e há ocorrência de bromélias, orquídeas, filodendros, cactus e algumas árvores como palmeiras. Diante de tanta biodiversidade, Fabiana Bicudo pretende transformar o arquipélago de Cagarras em um holofote de conservação ambiental. "A biodiversidade precisa estar garantida às gerações futuras", afirma a presidente do conselho gestor.

"Em Fernando de Noronha, procurei unir o público ao privado nas concessões dos serviços dentro do parque. Concedi licenças às empresas como lanchonetes para melhor equipar as estruturas físicas de apoio ao turismo. Aqui é diferente. O arquipélago de Cagarras está na categoria de monumento natural, que permite apenas o uso indireto dos recursos naturais. A extração, a coleta ou qualquer outro dano ao ecossistema estão proibidos", enfatiza Fabiana Bicudo.

Das sete ilhas, as cinco principais são:
1 - Ilha Cagarra
2 - Laje Matias
3 - Ilha Redonda
4 - Ilha das Palmas
5 - Ilha Comprida

Conselho consultivo

O conselho consultivo de Cagarras é composto por 28 cadeiras de diversos setores da sociedade. A colônia de pescadores Z -13, em Copacabana, é uma delas. São cerca de 300 pescadores que atuam em alto mar e dentro da Baía de Guanabara. Eles reclamam que o descarte de material no cais do Porto, no Canal do Cunha e resíduos das bases petrolíferas, dependendo da correnteza, seguem para o arquipélago prejudicando a fauna e o comércio, afirma o pescador Pedro.

O conselho consultivo é composto, em sua maioria, por ONGs, universidades e instituições de pesquisa do Rio de Janeiro. Carlos Rangel é coordenador do projeto Ilhas do Rio, realizado pela ONG MarAdentro com patrocínio da Petrobras. "O que posso adiantar é que a nossa intenção é limitar o número de pessoas em Cagarras. Sua importância é tamanha que o projeto Ilhas do Rio participa do conselho consultivo desde o ano passado. Uma equipe de biólogos pesquisa e coleta dados científicos para que o plano de manejo seja implementado o quanto antes, em 2012. No futuro - finaliza Carlos Rangel - vamos focar apenas no ecoturismo e alunos interessados em meio ambiente".

Mutirões de limpeza têm sido realizados com freqüência para que o Arquipélago largue a fama de terra de ninguém e mostre à população sua nova faceta, isto é, uma unidade de conservação. O trabalho é árduo. Recentemente, uma ação de limpeza mobilizou cerca de 40 ambientalistas entre pesquisadores, fotógrafos, associações de pesca e mergulhadores. Uma exposição de fotografias está programada na sede da colônia de pescadores Z-13 para divulgar a unidade de conservação.

A criação do Monumento Natural das Ilhas de Cagarras foi sancionada pelo ex-vice presidente José de Alencar em abril do ano passado com base em um projeto de lei do ambientalista Fernando Gabeira (PV/RJ). "A ideia é de protegê-lo e transformá-lo num ponto turístico, inclusive para mergulho. Inicialmente pensamos em afundar um navio ali, pois funcionaria como um recife e atrairia peixes. Também se propôs o uso de barcos movidos a energia solar para irem até e, eventualmente, explorarem o passeio por toda a Baía de Guanabara. A pedido da Marinha, que tem seu farol e responsabilidade pela área, as ilhas Tijuca e Redonda ficaram de fora do atual monumento. Pode ser que sejam incluídas daqui a alguns anos", explicou Fernando Gabeira.

Cagarras: origem do nome

Não há consenso sobre a origem do nome do arquipélago - Cagarras. A ideia mais aceita é devido ao grande número de excrementos de aves marinhas ricos em cálcio que "manchariam" as encostas rochosas de branco. Daí, o nome "Cagarras". No entanto, há documentos náuticos datados de 1730, que falam sobre a origem do nome afrancesado de "ilha Cagade". Numa outra carta náutica, há uma denominação em português: "Ilha Cagado". Outro fato curioso é que o nome do arquipélago é o mesmo de uma ave marinha que vive na Ilha da Madeira. Mas isto já deve ser história de pescador...




http://www.folhadomeio.com.br/publix/fma/folha/2011/11/cagarras225.html
UC:Monumento Natural

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  • UC Ilhas Cagarras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.