Moradores criticam direção de parque

O Globo, Rio, p. 15 - 06/05/2010
Moradores criticam direção de parque
Eles são impedidos de entrar em reserva em Itatiaia com material de construção

Dicler de Mello e Souza

Moradores do Núcleo Colonial de Itatiaia estão protestando contra uma decisão do diretor do parque nacional da região, Walter Behr. Eles dizem que estão sendo impedidos de entrar na reserva, onde moram, com material de construção para reformar seus imóveis. Behr negou as acusações e disse que todas as obras dentro do parque têm que seguir normas fixadas por lei. De acordo com o diretor, primeiro a pessoa tem que provar que é proprietária do imóvel e apresentar o motivo da reforma:
- A administração do parque não recebeu qualquer pedido de autorização nesse sentido.

Alguns moradores, porém, acham que a autorização não é necessária, porque seus antecessores adquiriram as terras muito antes da criação do Parque Nacional de Itatiaia.

Há mais de dois anos, o Ibama teria notificado donos de sete hotéis, 18 sítios, mansões e associações de moradores do parque, informando que os imóveis seriam desapropriados pelo governo federal. Com exceção dos hotéis, que passariam a ser administrados por vencedores de licitações, outras propriedades seriam demolidas. Moradores agora lutam na Justiça Federal para continuar residindo no Núcleo Colonial de Itatiaia. Eles alegam ser donos legítimos dos imóveis e que há mais de cem anos têm protegido a biodiversidade da área. Segundo o diretor do parque, no entanto, as propriedades não têm licença ambiental.

O Parque Nacional de Itatiaia foi inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 14 de junho de 1937, e tem 30 mil hectares, estendendo-se pelos estados do Rio e de Minas Gerais.

O Globo, 06/05/2010, Rio, p. 15
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.