Moradores de comunidade combatem incêndio em Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Olhar Direto - http://www.olhardireto.com.br/ - 10/09/2017
Os moradores da Comunidade do Morro de São Jerônimo, em Chapada dos Guimarães, se mobilizaram para combater um incêndio, já de grandes proporções, iniciado no Parque Nacional na última quinta-feira (7). O Corpo de Bombeiros ainda ainda está fora do caso porque não foi acionado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do parque e da preservação da área. Os moradores temem que o fogo atinja as casas na comunidade.

Leia mais:
Incêndio atinge escola, destrói salas e professores retiram crianças às pressas

O fotógrafo Marcos Vergueiro, morador da região, afirmou ao Olhar Direto que o incêndio é de grande proporções e o fogo já consumiu boa parte da vegetação do Morro de São Jerônimo. O medo deles é que o fogo se alastre até alcançar as casas na comunidade, por isso eles mesmos têm feito o combate.

"Ontem ficamos até as 3h combatendo o fogo, para evitar que ele atravessasse a estrada. Hoje nós estamos praticamente ilhados pelo fogo, já se espalhou muito, deixou muitos animais feridos. A comunidade está salva por enquanto, mas se o fogo atravessar a estrada a comunidade já era", disse o fotógrafo.

O parque é administrado ICMBio e de acordo com Marcos, o número de brigadistas enviados por eles para controlar o incêndio é insuficiente e o fogo continua se espalhando.

"A cabeceira do rio Aricá já foi toda consumida. Falta gente para combater, o ICMBio enviou uns cinco brigadistas para fazer o combate, e isso é pouco, precisaria vir o Corpo de Bombeiros, com uma estrutura grande, para conseguir apagar o fogo", afirmou Marcos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, só poderão ser enviadas equipes para combater o incêndio se o Instituto Chico Mendes acionar os militares. A não ser que o fogo saia da área do parque, os bombeiros devem aguardar o chamado do ICMBio. A reportagem tentou contato com o Instituto Chico Mendes, mas não obtivemos resposta.



http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=438061¬icia=moradores-de-comunidade-combatem-incendio-em-parque-nacional-de-chapada-dos-guimaraes
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.