Moradores notificados em Petrópolis

O Globo, Rio, p. 17 - 11/12/2007
Moradores notificados em Petrópolis
Fiscais realizam operação em área de proteção permanente ocupada

Jacqueline Costa

Fiscais do Ibama realizaram, na semana passada, uma operação na Comunidade Maria Lima, em Petrópolis, onde foram identificadas construções em situação irregular em área de preservação permanente (APP) pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis. 0 objetivo dos fiscais foi notificar moradores de cerca de cem casas erguidas ilegalmente, ao longo de uma trilha de cerca de três quilômetros, entre o bairro Independência e a BR-040, na altura do Belvedere.
A operação foi realizada juntamente com técnicos da APA-Petrópolis e agentes da Polícia Federal.
-As casas estão em zona de vida silvestre, dentro de uma APP, onde as construções são totalmente ilegais - disse Maria Léa, chefe da divisão de fiscalização do Ibama.
O plano de manejo da APA-Petrópolis mostra que, atualmente, o município tem mais de 30 APPs que precisam de intervenção, devido a invasões. Em cerca de cinco delas, as ocupações já foram comprovadas por técnicos da APA.
- Entre as localidades com ocupações irregulares já identificadas, estão a Rua Professor Stroeller, no bairro Quarteirão Brasileiro; uma área no Duarte da Silveira, no Bingen e esta aqui no Independência - disse o técnico da APA Sérgio Assunção.
De acordo com Léa Xavier, os moradores do Independência terão 90 dias para apresentar documentos e mostrar ,quem autorizou a ocupação da região, onde existe a suspeita de grilagem de terras.
- Estivemos lá em outubro e cadastramos 69 moradores. As respostas indicam que existem líderes responsáveis pela invasão no local. Os fatos apurados até agora e as cópias das notificações serão encaminhados ao Ministério Público Federal - contou Léa Xavier.
De acordo com os técnicos da APA, a fauna já está sendo prejudicada na região. Além disso, seis nascentes estão sendo contaminadas.
- Todas essas nascentes sofrem o Impacto da ocupação irregular, pois as moradias não têm rede de esgoto - disse Sérgio Assunção.

O Globo, 11/12/2007, Rio, p. 17
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Petrópolis
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.