MP-AM acompanha processo de alteração dos limites do Parque Estadual Sumaúma

Ministério Público do Amazonas - http://www.mp.am.gov.br - 21/03/2012
Uma consulta pública foi realizada no mês de fevereiro deste ano, em Manaus, com o objetivo de debater a alteração dos limites do Parque Estadual Sumaúma, localizado no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital. Dentre as diversas instituições convidadas a participar do encontro, o Ministério Público do Estado do Amazonas se fez presente e foi representado pela 49ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Prodemaph).

As falhas na delimitação do Parque Samaúma encontram-se principalmente no lado leste do terreno, trecho que compreende à avenida Bispo Pedro Massa e à rua 47 do núcleo 5, Cidade Nova 1; e no lado oeste, onde parte do fragmento florestal remanescente foi excluído. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) propôs a alteração no Decreto Estadual 23.721/2003 para reparar o erro. Com isso, as delimitações incorretas (linha verde do mapa abaixo) serão corrigidas para a área real do Parque (linha vermelha do mapa).

O Parque Estadual Sumaúma foi criado em 2003, com uma área de 50,99 hectares. Segundo a SDS, com as alterações, ele passará a ter 51,79 hectares. O aumento deve-se à exclusão na nova regulamentação de uma área correspondente a 1,7 hectares, por onde passará a obra do trecho 2 da Avenida das Torres e a inserção de aproximadamente 2,5 hectares de áreas verdes próximas ao Parque.

A SDS é responsável pelo fornecimento de outras informações sobre as áreas agregadas na nova delimitação.

Veja o mapa em anexo.


http://www.mp.am.gov.br/index.php/noticias/3881-mp-am-acompanha-processo-de-alteracao-dos-limites-do-parque-estadual-sumauma
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sumaúma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.