MP: reflorestamento do Comperj ainda está no papel

O Globo, Rio, p. 16 - 07/08/2012
MP: reflorestamento do Comperj ainda está no papel
Licença concedida há 4 anos prevê plantio em 4.500 hectares

Emanuel Alencar
emanuel.alencar@oglobo.com.br

O procurador da República Lauro Coelho Júnior manifestou na segunda-feira, em audiência pública, preocupação com a morosidade da Petrobras no cumprimento de suas obrigações no processo de licenciamento do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. Numa referência à condicionante que determina o reflorestamento de 4.500 hectares - uma área maior que a do Parque Nacional da Tijuca -, o procurador disse que preocupa o fato de a estatal não ter plantado uma muda sequer. A licença prévia da refinaria saiu em 26 de março de 2008.
- Estamos acompanhando para que esta condicionante saia efetivamente do papel. No caso do reflorestamento, depois de quatro anos nenhuma muda foi plantada - disse o procurador.
Num auditório com mais de 200 pessoas, na sede da Procuradoria da República, o subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino Pereira, afirmou que a sua pasta organizou um grupo de trabalho para orientar o plantio na região:
- Muitas áreas que devem ser reflorestadas são particulares. O processo é demorado.
Na sessão, o chefe da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim, Breno Herrera, criticou a possível transformação do Rio Guaxindiba em hidrovia para o transporte de equipamentos do Comperj. A proposta está sendo analisada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). O procurador Lauro Coelho afirmou que esta autorização, caso seja concedida, será ilegal por ferir a inviolabilidade da APA, prevista na licença.
A Petrobras afirmou, em nota, que já foram restaurados 471 hectares em áreas internas ao Comperj com o plantio de 334 mil mudas. "Para áreas externas, temos uma área piloto de 6,5 hectares plantados com aproximadamente 8 mil mudas e já está contratado mais 200 hectares de restauração".

O Globo, 07/08/2012, Rio, p. 16
Energia:Petróleo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guapimirim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.