MPF pede reparação de danos ambientais em reserva extrativista

Amazônia.org.br - 14/08/2008
O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública, pedindo que a Justiça Federal retenha liminarmente a quantia de 66 mil reais de Jocival Pinheiro Nahum por danos ambientais à Reserva Extrativista (Resex) Arioca Pruanã, localizada no município de Oeiras do Pará, a 160 quilômetros de Belém, em linha reta. A ação foi ajuizada no último dia 7.

O valor dos bens a serem retidos servirá para reparar os 40 hectares da Resex danificados pelo réu ao extrair ilegalmente madeira da área. O acusado possuía em depósito mais de 61 mil metros cúbicos de madeira em toras.

Além do pedido liminar da retenção dos bens, a Procuradoria da República no Pará pede a condenação do réu por danos morais coletivos, considerando que o meio ambiente é um bem de todos e "a sua violação causa danos a todos, inclusive na esfera moral, devendo ser considerado que no plano coletivo, o dano moral assume um aspecto diferenciado do clássico dano moral individual, principalmente no seu caráter educativo, a fim de impossibilitar a repetição do ato predatório."

A reserva Arióca Pruanã, criada em 2005, possui aproximadamente 83.445 hectares e permite a conservação e o aproveitamento sustentável dos seus recursos naturais pelas 500 famílias que residem na área. A extração madeireira na reserva deve obedecer bases de sustentabilidade ambiental e só pode ser feita em situações especiais, a partir da decisão da própria comunidade.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Arióca Pruanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.