MPF/RJ, Marinha e ICMbio apresentam soluções para tornar Estação Ecológica de Tamoios mais visível aos navegantes

MPF - http://noticias.pgr.mpf.mp.br/ - 29/10/2013
Na última quinta-feira, 24 de outubro, representantes do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ), Marinha e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se reuniram na Procuradoria da República na capital (PR/RJ) para tratar de mecanismos oficiais existentes que tornem a área marítima da Estação Ecológica (Esec) de Tamoios mais visível aos navegantes em geral.

Após o ICMBio demonstrar a necessidade de se consolidarem os limites da Esec de Tamoios, a Marinha apresentou proposta de que seja lançado no Roteiro Costa Sul a representação gráfica da referida Unidade de Conservação, além de notas mais explicativas. Segundo a procuradora da República Monique Cheker, quanto mais as informações sobre a Esec de Tamoios se tornarem transparentes e chegarem ao alcance dos cidadãos em geral, mais a Unidade de Conservação será respeitada, diminuindo as condutas criminosas ao meio ambiente.

A Esec de Tamoios é uma Unidade de Conservação federal de proteção integral, criada pelo Decreto no 98.864, de 23 de janeiro de 1990, como contrapartida da implantação das Usinas Nucleares de Angra dos Reis. Tem como objetivo a preservação do rico ecossistema insular e marinho da Baía da Ilha Grande e permitir o monitoramento de sua qualidade ambiental. A área inclui 29 ilhas lajes e rochedos e seus respectivos entornos marinhos com raio de 1km, representando aproximadamente 5% da Baía da Ilha Grande.

Estiveram presentes na reunião a procuradora da República Monique Cheker, os Capitães de Corveta, Vânia Cláudia de Assis e Niemer Gomes Rickmann, o Suboficial Marcelo Sabino da Silva Delares, representantes da Estação Ecológica de Tamoios, Régis Pinto de Lima e Adriana Nascimento Gomes, além do Coordenador Regional do ICMBio, Luiz Felipe de Lica de Souza.



http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/mpf-marinha-e-icmbio-apresentam-solucoes-para-tornar-a-estacao-ecologica-de-tamoios-mais-visivel-aos-navegantes
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.