Na ALE maioria dos deputados é cautelosa com Floresta Anauá

Folha de Boa Vista - 23/02/2005
A criação através de decreto presidencial da Floresta Nacional do Anauá, por solicitação do Fórum de Delis do Município de Rorainópolis, deixa cautelosa a maioria dos deputados estaduais. Entre favoráveis e contrários à medida, outros entendem que o Governo Federal não deve decidir sozinho o que acredita ser melhor para o Estado.
Favorável a criação da Flona do Anauá, o deputado Titonho Bezerra (PT) disse que algumas pessoas vêem a iniciativa com discriminação pensando que se constitui em mais um obstáculo ao progresso. Argumenta que a criação daquela unidade de conservação foi discutida por pessoas que nada têm a ver com organizações não governamentais, entre as quais Adriano e o vice-prefeito Ismael.

"Foi o fórum de Delis do Município de Rorainópolis quem fez a proposta após discutir o assunto com a Associação dos Madeireiros. A sociedade pediu a criação por entender que ela trará benefícios à comunidade. A floresta permite a exploração sustentada e o manejo florestal, desde que amparadas em projetos técnicos, de forma organizada. A exploração sustentada de uma floresta nacional dá mais resultado financeiro que a agricultura de subsistência. De outro modo, o município tem pelo menos mais dois milhões de hectares que poderão ser aproveitados de outra forma, através dos assentamentos já instalados", analisou Titonho.

O deputado Naldo da Loteria (PL) é cauteloso quanto à criação da floresta nacional. Para ele, antes de decisões desse porte deveria ser feito um estudo aprofundado visando identificar de forma objetiva os benefícios reais que a população teria. Diante da alarmante queda nos índices de desenvolvimento humano que vive o Brasil, defende que o momento exige ações planejadas para resgatar a dignidade e a cidadania de milhares de brasileiros.

"Não basta apenas dizer que esta ou aquela medida permitirá a geração de emprego e renda. É preciso dar às pessoas mais humildes a confiança da qual precisam para se dedicar a certa atividade. Mas, é precis
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.