Nasce mais um filhote de peixe-boi

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 30/03/2016
Mais um filhote de peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) acaba de nascer em ambiente natural aberto na região da foz do rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no litoral norte de Alagoas.

Este é o sexto animal que nasce na natureza e o quarto que consegue sobreviver. A sua mãe, Aira, fêmea reabilitada, vinha sendo monitorada por servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atuam na base do Programa de Conservação do Peixe-Boi em Rio das Pedras.

Aira encalhou em 2002 na praia de Beberibe (CE) e foi levada por parceiros locais para o centro de reabilitação que o ICMBio mantinha, então, na Ilha de Itamaracá (PE). Lá, permaneceu até abril de 2008.

Logo depois, foi transferida para o cativeiro de aclimatação em ambiente natural que o ICMBio mantém no rio Tatuamunha, inserido na APA Costa dos Corais. Em janeiro de 2009, foi solta na natureza pela equipe do centro.

O filhote nasceu no dia 11 de março. O seu sexo ainda não foi identificado. O animal continuará sendo monitorado à distância para evitar estresse. Caso necessário, uma equipe do ICMBio irá auxiliar mãe e filho.


Ameaçado de extinção

O peixe-boi está incluído na Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, na categoria "em perigo". Estima-se que existam no litoral brasileiro em torno de 600 animais vivendo soltos na natureza.

Eles possuem taxa reprodutiva muito baixa pois a fêmea tem geralmente um filho de cada vez. Nos primeiros dias de vida, o filhote alimenta-se exclusivamente do leite da mãe.

Muito zelosa, é a mãe que ensina o filhote a nadar, a subir até a superfície para respirar e também a alimentar-se de plantas. Já a partir dos primeiros meses de vida o peixe-boi começa a ingerir vegetais.


Trabalho do ICMBio

O nascimento de mais um filhote de peixe-boi é resultado do trabalho conjunto dos servidores do ICMBio, por meio do Projeto Peixe-boi, anteriormente coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA).

No ano passado, o projeto ganhou novo status e passou a Programa de Conservação do Peixe-boi, vinculado agora ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene).

O programa conta com a participação de unidades de conservação que atuam na preservação do peixe-boi, entre elas a APA Costa dos Corais, e tem, ainda, o apoio de instituições governamentais e não governamentais parceiras.

O programa de reintrodução de peixe-boi marinho vinha sendo executado pelo CMA desde 1994. De lá para cá já foram devolvidos à natureza 43 animais. Desses, 37 foram soltos na APA Costa dos Corais.

"Nos últimos anos, temos conseguido fazer com que os filhotes das fêmeas reintroduzidas permaneçam vivos e temos observado que os animais, tanto machos quanto fêmeas, têm formado grupos reprodutivos", explica a coordenadora do Programa Peixe-Boi/Cepene/ICMBio, Fernanda Löffler Niemeyer.

Ao todo, já nasceram seis filhotes das fêmeas reintroduzidas. Dois morreram. O animal nascido no dia 11 é o quarto que sobrevive na natureza. "Ver estes nascimentos tem deixado toda a equipe bastante gratificada e com a certeza de que o trabalho feito tem sido, sim, de grande sucesso e acerto", celebra Fernanda.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/7811-nasce-mais-um-filhote-de-peixe-boi.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.