Naturatins e parceiros discutem ordenação e estruturação do turismo no Jalapão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 17/03/2016
A capacitação dos profissionais que trabalham na condução dos turistas ao Jalapão, a portaria que normatiza a visitação turística na fazenda Triago (Cachoeira da Velha e Prainha do Rio Novo), bem como a padronização do controle de visitantes feito a Triago e as dunas, foram temas de reuniões ocorridas no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), nesta terça, 15 e quarta-feira, 16.

Entre as propostas dos participantes está a de, que a formação e o credenciamento dos condutores ambientais que trafegam na região do Jalapão, ocorram em parceria com o Naturatins e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), nas cidades de São Félix, Ponte Alta e Mateiros, o que atenderá a demanda da atividade turística da região.

Também foi acordado que posteriormente será articulado um encontro com todas as operadoras de turismo que atuam naquela região, no sentido de que sejam apresentadas as estas instituições, as propostas de ações a curto, médio e longo prazo, relativas às normas que regulam e ordenam a atividade turística no Parque Estadual do Jalapão (PEJ).

Após a conclusão do diagnóstico e posterior elaboração do projeto, o Grupo de Trabalho (GT) irá propor estratégias para regularização e ordenamento da atividade turística. A ideia é auxiliar os empreendimentos que não possuem licenciamento se adequarem, visando o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável.

Fazendo parte desta política de ordenação e estruturação do turismo no Jalapão, desde final de 2015, foi formado um GT composto pelo Naturatins, Seden, Dertins, e prefeituras de Mateiros e São Félix, para realizar vistorias e diagnosticar os empreendimentos e atrativos turísticos localizados no Parque Estadual do Jalapão e entorno. A criação do GT e suas atividades são resultados de demanda do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Jalapão (COPEJ), que inseriu em seu Plano de Trabalho esta ação de ordenamento turístico no Parque e proximidades.


Ações em parceria

De acordo como gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Marcelo Henrique Costa Rodrigues, as ações em parceria com Seden, Dertins, Seinfra, PEJ, Prefeitura Municipal de Mateiros e Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins são extremamente necessárias. "Pois o processo de desenvolvimento sustentável da atividade turística, só terá êxito com técnicos de todas essas pastas. Com suas competências, experiências e conhecimentos. Com a finalidade de trabalharem juntos para o mesmo objetivo, racionalizando recursos e acelerando etapas necessárias para a elaboração de um projeto sólido que propiciará o desenvolvimento ordenado da atividade turística na região do Jalapão", enfatizou.

Participaram dos encontros representantes do Naturatins, Seden, Dertins, Seinfra, Parque Estadual do Jalapão, Prefeitura Municipal de Mateiros e São Félix do Tocantins.


http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/3/17/naturatins-e-parceiros-discutem-ordenacao-e-estruturacao-do-turismo-no-jalapao/
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.