Naturatins firma compromisso com empresa para viabilizar trabalho de monitoramento do pato-mergulhão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 26/06/2014
O presidente do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, Stalin Junior, assinará nessa sexta feira, 27, às 9h, na sede, o Termo de Compromisso entre o órgão e a empresa Quatro Elementos Turismo Ltda. O Termo visa estabelecer uma relação de cooperação entre o Naturatins e a empresa para viabilizar o Projeto de Monitoramento e Conservação do Pato-Mergulhão no Parque Estadual do Jalapão - PEJ e entorno.

No que concerne ao Naturatins, este deverá conceder a licença ambiental para atividade de ecoturismo no Parque Estadual do Jalapão no período compreendido entre 25/06/2014 e 25/06/2015 para a atividade de Rafting no Rio Novo, bem como ceder um servidor ou pesquisador para monitoramento em cada atividade de Rafting e acompanhar e fiscalizar os trabalhos objeto deste termo de compromisso.

Já a empresa Quatro Elemento, deverá ceder ao Naturatins um posto em um bote a cada atividade realizada; dar suporte logístico e alimentação durante a operação em que o pesquisar estiver acompanhando a atividade e também suporte nas ações de pesquisa de monitoramento quando desvinculada à atividade.

O Projeto de Monitoramento e Conservação do Pato-Mergulhão será coordenado e executado pela Coordenadoria de Áreas Protegidas, com o intuito de subsidiar as ações de gestão e manejo das Unidades de Conservação que formam o mosaico do Jalapão com enfoque à proteção de espécie ameaçada de extinção nela contida.

Pato-mergulhão

O pato-mergulhão é uma espécie piscívora (alimenta-se de pequenos peixes, principalmente lambaris), que ocorre em baixa densidade populacional e habita somente rios de águas límpidas, com corredeiras e envolvidos por matas ciliares. A espécie é monogâmica, ou seja, quando formam casais permanecem o resto da vida juntos. É uma das espécies mais ameaçadas das Américas, sendo classificada como criticamente em perigo de extinção, tanto na lista de espécies ameaçadas do Ibama, quanto na lista vermelha da IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2014/6/26/convite-imprensa-naturatins-firma-compromisso-com-empresa-para-viabilizar-trabalho-de-monitoramento-do-pato-mergulhao/
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.