Niéde propõe recortar inscrições em parque no PI

OESP, Vida e Educação, p. A10 - 22/02/2005
Niéde propõe recortar inscrições em parque no PI

A presidente da Fundação do Museu do Homem Americano (Fumdham), Niéde Guidon, apresentou um projeto no site da instituição para recortar as rochas com inscrições rupestres existentes no Parque Nacional da Serra da Capivara e levá-las para outro museu. Ela afirmou estar revoltada com uma suposta invasão do parque por agricultores, que, diz, estão depredando a reserva. Sua idéia é preservar o patrimônio mundial, mas tirando-o do Piauí. Ela pediu apoio técnico do governo francês para o projeto de recorte e transporte das rochas.
Niéde alega que o parque está sendo invadido e o corredor ecológico por onde transitam animais em migração está sendo usado para caça. Diz que os assentamentos ao redor da reserva afetam sua preservação. Em novembro, Niéde procurou o Incra para pedir que impedisse novas invasões e diz ter tomado conhecimento de que havia 700 famílias cadastradas para serem assentadas ali.

O governador Wellington Dias (PT) assegura que nunca houve invasão no parque. Disse que cerca de 700 famílias habitam o corredor há mais de 20 anos e precisam de melhores condições sociais. Isso justificaria os assentamentos propostos pelo Incra. Luciano Coelho, especial para o Estado.

OESP, 22/02/2005, Vida e Educação, p. A10
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.