No Congresso, votação ameaça floresta no Pará

Jornal GGN - http://jornalggn.com.br/noticia - 12/04/2017
No Congresso, votação ameaça floresta no Pará


Jornal GGN - 660 mil hectares da Amazônia, localizados no oeste do Pará, estão em risco devido à uma manobra aprovada no relatório da comissão mista do Congresso. O relatório aprovado do deputado José Priante (PMDB/PA) analisou a Medida Provisória 756, propondo alterações nos limites da Flona do Jamanxim e criando a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jamanxim.

A área fica em Novo Progresso, uma região que ficou conhecida pelos crimes ambientais. Em uma Flona, só pode ocorrer corte seletivos das árvores da floresta e mediante plano de manejo, além da proibição da venda de terras. No caso de uma Área de Proteção Ambiental, são permitidos o corte raso das árvores e também a venda de terras.

Para o biólogo Ciro Campos, do Instituto Socioambiental (ISA), a diminuição da proteção em área estratégica para manter a Amazônia como uma floresta única é "um crime contra o Brasil".

Ele alerta que a floresta poderá se fragmentar em pedaços que não terão a capacidade de manter sua função climática de transportar as chuvas para o centro-sul do país, "comprometendo a agricultura, a geração de energia e o abastecimento de água nas cidades".

O Ministério do Meio Ambiente afirmou que, caso o texto seja aprovado, irá pedir veto do presidente Michel Temer.

A área tem problemas desde sua origem, em 2006, quando o governo tentou proteger a floresta na área de influência da BR-163, criando diversas unidades de conservação.

No sul do Amazonas, um movimento similar dos deputados pode reduzir mais de 1 milhão de hectares em áreas protegidas. Hoje, poderá ser votado o relatório do deputado José Reinaldo (PSB-MA) à MP 758, que muda os limites do Parque Nacional de Jamanxim para abrir espaço às obras da ferrovia Ferrogrão.

Com informações do Valor

http://jornalggn.com.br/noticia/no-congresso-votacao-ameaca-floresta-no-para
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamanxim
  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.