Nova cozinha industrial amplia produção em reserva extrativista no Amapá

Fundação Banco do Brasil - http://www.fbb.org.br/ - 04/07/2016
Empreendimento com capacidade para processar 200 toneladas de biscoito recebeu investimento social de R$ 451 mil da Fundação Banco do Brasil


Foi inaugurada no interior da selva amazônica, no Amapá, uma cozinha industrial com capacidade de produção mensal de 200 toneladas de biscoitos.

O empreendimento que fica na Reserva Extrativista do Rio Cajari, no município do Laranjal do Jari, é o primeiro da região administrado por mulheres e vai melhorar a renda das cooperadas instaladas nas comunidades tradicionais. No total são 240 extrativistas que aprenderam a fazer os biscoitos com as moradoras mais velhas e aperfeiçoaram a técnica para essa nova fase. A principal matéria-prima para a produção dos biscoitos é a castanha do Brasil, extraída na região de maneira sustentável e preservando os recursos naturais do bioma.

A cozinha é resultado da parceria entre a Associação de Mulheres Agroextrativistas do Alto Cajari (Amac), a Fundação Banco do Brasil e o Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O investimento social no empreendimento foi de R$ 451 mil, usado na estruturação da fábrica de biscoitos, na compra de um caminhão e na capacitação das mulheres participantes.

O coordenador do projeto, Richardson Frazão, destaca que a primeira mudança na vida das mulheres foi o fato de terem abandonado o trabalho rudimentar que faziam no beneficiamento da castanha. "Antes tudo era feito com as mãos, o que exigia muita força física. Agora elas têm um maquinário, que permite um trabalho mais leve e uma produção de melhor qualidade e de maior valor agregado". Outro benefício é a agilidade no transporte dos produtos proporcionada pelo novo caminhão.

De acordo com Elziane Ribeiro, presidente da Amac, a parceria melhora o trabalho das mulheres agricultoras e extrativistas que tiram do projeto o sustento para suas famílias. "O que recebemos é um sonho realizado".

Atualmente a nova fábrica da cooperativa está produzindo biscoitos para a merenda das escolas municipais da região, resultado de contrato com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Elas também fabricam e vendem no mercado local, bombons e doces de castanha.



http://www.fbb.org.br/reporter-social/nova-cozinha-industrial-amplia-producao-em-reserva-extrativista-no-amapa.htm
Florestas:Extrativismo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Cajari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.