Novo atrativo turístico no Parque Nacional

NetDiário - http://netdiario.com.br/ - 12/04/2016
Bonita trilha cria trajeto circular entre Mozart Cartão e Cartão Postal

Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos mais bonitos e importantes do país, protegendo rica biodiversidade e oferecendo opções de lazer para todo o tipo de visitante, desde caminhadas curtas a longas travessias, passando por escaladas diversas, rios e cachoeiras. E, a partir do próximo mês, a sede Teresópolis da unidade de conservação ambiental contará com mais um bonito atrativo turístico: Está em fase de conclusão um caminho que ligará outros dos pontos já bastante procurados, a trilha Mozart Catão, onde fica o mirante Alexandre Oliveira, e a Cartão Postal. "Hoje o visitante que vem a sede conhece um dos locais ou os dois locais no sistema de bate e volta. Sobe em um e desce, sobe até o outro e desce. O objetivo foi interliga-las, fazendo uma trilha circular. A pessoa vai até a Cartão Postal e consegue retornar pela Mozart Catão, fazendo um caminho em 360 e sem necessidade de retornar pelo mesmo trajeto que fez subindo", explica o Chefe da Unidade de Conservação Ambiental, Leandro Goulart.

Os atrativos ficam na montanha conhecida como Santo Antônio Mirim, ao lado do pórtico do município. No final da trilha que homenageia o escalador teresopolitano Mozart Catão, morto em avalanche no Aconcágua em 1998, a vista é para o lado de Teresópolis. A Cartão Postal fica bem mais acima e permite se admirar espetacular ângulo do Dedo de Deus e outras formações rochosas da Serra dos Órgãos, como Nariz e Verruga do Frade. Durante o processo de criação do caminho que liga os dois mirantes, algumas pessoas questionaram a chefia da unidade de conservação ambiental sobre possível desmatamento para a abertura da passagem e utilização de madeira para a construção de degraus em trechos mais íngremes. Porém, Leandro Goulart explica que foi feito um projeto de mínimo impacto e que o resultado final do trabalho trará muito mais benefícios do que malefícios.

"Na categoria de Parque Nacional, temos como um dos objetivos promover a recreação, o contato com a natureza. E, nesse sentido, vamos oferecer mais um atrativo para que as pessoas venham contemplar a natureza e aproveitar o melhor que o parque tem a oferecer. Entendo o posicionamento de algumas pessoas alegando que está havendo desmatamento, querendo saber de onde vem os materiais utilizados para a confecção dos degraus, só que tudo está sendo feito dentro de um plano de mínimo impacto. Estamos utilizando a madeira caída na mata, os monitores que fazem abertura dessa trilha percorrerem a floresta procurando madeiras já caídas, além de estarmos utilizando eucaliptos que compramos e que já são plantados para esse objetivo. O corte é mínimo, inclusive. Não teve corte de árvore nenhuma para a abertura do leito da trilha, sendo utilizado o próprio sub-bosque da floresta para a passagem. Teremos aí como benefício que o visitante terá mais uma opção para contemplar a natureza e se tornar aliado na conservação ambiental, mais um aliado para a nossa unidade", atenta o Analista Ambiental.

A inauguração do novo trecho de trilha acontece no dia 14 de maio, quando a sede local do Parnaso realiza a terceira edição consecutiva do evento 'Abertura da Temporada de Montanhismo', que terá grande programação. "A ideia é inclusive batizar a trilha na ATM, quando esperamos receber mais uma vez um grande público para participar das nossas atividades. Estamos planejando trilhas guiadas, ações para crianças e adultos, temas voltados para montanhismo e conservação ambiental... Muita coisa para as pessoas passarem o dia no parque, com entrada franca, contemplando a natureza e comemorando a abertura da melhor época para praticar as atividades de montanha", destaca Goulart.

As duas trilhas

Trilha Mozart Catão - Nível de dificuldade: Leve a moderado. Extensão: 800m. Duração: 1h (ida e volta). Esta trilha cruza pequenos cursos d'água e floresta de encosta até chegar ao Mirante Alexandre Oliveira, com vista para a cidade de Teresópolis e o Parque Estadual dos Três Picos, ao fundo. Os nomes da trilha e do mirante homenageiam dois escaladores da cidade, mortos ao tentar escalar a face sul do Aconcágua, em 1998.

Trilha Cartão Postal - Nível de dificuldade: Moderado. Extensão: 1.200m. Duração: 2 horas (ida e volta). Esta bela trilha, com acesso pela Estrada da Barragem próximo à pousada, cruza área de floresta com belas vistas da montanha e dá acesso a um mirante voltado para a cadeia de montanhas da Serra dos Órgãos, proporcionando ao visitante um novo ângulo de observação do Dedo de Deus do meio da floresta. No caminho é possível observar algumas grandes árvores, como o jequitibá.

Mais sobre o Parnaso

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais. É o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileira. É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros, além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: Desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 quilômetros de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.

Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo. Foi criado para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro, protegendo 20.024 hectares nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).


http://netdiario.com.br/novo-atrativo-turistico-no-parque-nacional/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.