Novo foco de incêndio no Parque de Itatiaia

O Globo, Rio, p. 18 - 14/09/2010
Novo foco de incêndio no Parque de Itatiaia
Há um mês unidade sofre com o fogo, que já consumiu aproximadamente 1,2 mil hectares

Dicler de Mello e Souza

Um novo foco de incêndio foi confirmado ontem na região de Visconde de Mauá, no planalto do Parque Nacional de Itatiaia, no Sul Fluminense. A assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) confirmou a existência do foco. Incêndios estão sendo combatidos na reserva há um mês. De acordo com as contas do ICMbio, cerca de 1,2 mil hectares de vegetação já foram perdidos.

Os cálculos foram feitos tomando por base dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Parque Nacional pode voltar a ser fechado
A parte alta do parque, que ficou interditada por mais de 20 dias, foi reaberta para visitação pública na última sexta-feira. Um dos pontos turísticos do lugar é o Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros de altitude.

O diretor da reserva, Walter Behr, não descartou a possibilidade de interditar novamente o local. De acordo com ele, a medida poderá ser tomada caso os brigadistas não consigam controlar o incêndio na mata.

- Torço para que esta estiagem não se prolongue por mais tempo e que chova - disse Behr.

A causa do incêndio é desconhecida. Porém, um pecuarista e um sobrinho dele foram flagrados em agosto, segundo analistas ambientais do parque, fazendo queimadas para abrir pastagens.

Os dois foram levados para a delegacia de Itamonte (MG), na divisa com o Estado do Rio, suspeitos de terem cometido crime ambiental.

Em agosto, mais de 120 brigadistas, além de quatro helicópteros, foram enviados para combater um grande incêndio no Vale do Aiuruoca, no Parque Nacional de Itatiaia, na divisa com Minas Gerais.

Os ventos dificultaram os trabalhos de combate ao fogo, espalhando as chamas.

O Globo, 14/09/2010, Rio, p. 18
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.