Novo parque criará corredor ecológico

O Globo, Rio, p. 18 - 10/06/2012
Novo parque criará corredor ecológico
Estado lançará campanha e limitará licenças de obras para proteger animais em extinção

Na carona da Rio+20, o primeiro parque estadual na Serra da Mantiqueira vai virar realidade. O pacote verde do governo do estado, a ser lançado esta semana, inclui a criação do Parque Estadual da Pedra Selada, que terá 8.036 hectares, o dobro da área do Parque Nacional da Tijuca. Localizado na região de Visconde de Mauá, em Resende, no Vale do Paraíba, a nova unidade de conservação formará um corredor ecológico com o Parque Nacional do Itatiaia e quatro Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Em outra iniciativa, o governo lançará uma campanha pela preservação dos dez animais mais ameaçados de extinção no território fluminense, entre eles o macaco muriqui, o tatu-canastra e o boto-cinza, este natural das baías de Guanabara e Sepetiba.
A implantação do Parque da Pedra Selada, explica o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, garantirá o turismo sustentável no lugar, próximo à divisa com Minas Gerais e junto à nova Estrada-Parque. Incluída na Área de Proteção Ambiental da Mantiqueira, a região do futuro parque é constituída basicamente de mata atlântica e campos de altitude (vegetação baixa).
- A região está muito preservada e queremos mantê-la assim. Foi delimitada após consulta pública e reuniões com produtores e moradores da periferia. O parque terá sede e centro de visitantes. No trecho próximo à área mais urbana, ele será cercado, a pedido da prefeitura de Resende. Já no concurso para guardas-parque que estamos promovendo prevemos dez vagas para o novo parque - diz o diretor de Biodiversidades e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André Ilha. - Vamos incentivar o ecoturismo no local, que tem inúmeras possibilidades de caminhadas, escaladas e visitação a poços e cachoeiras.
A delimitação do futuro parque foi precedida de uma consulta pública e duas reuniões com produtores e moradores da periferia. As conversas levaram o governo a reduzir as dimensões da nova unidade de conservação em cerca de 300 hectares.
A campanha pela preservação das dez espécies mais ameaçadas do estado, de um total de 267 em extinção, estará em outdoors e na televisão. Os dez animais ganharão também páginas na rede de relacionamentos Facebook. Já as melhores fotos deles, escolhidas num concurso, serão exibidas numa exposição na Lagoa, durante a Rio+20.
- Além disso, criaremos regras mais severas para concedermos licenças ambientais para construções em áreas onde esses animais vivem. Vamos ainda implantar parques nesses locais - informa Alba Lima, superintendente de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente (SEA).
No grupo dos dez animais mais ameaçados está o mico-leão-dourado, que tem como principal refúgio a reserva de Poço das Antas, em Silva Jardim e Casimiro de Abreu. O cágado-do-paraíba e o surubim-do-paraíba são encontrados em Piraí e Volta Redonda. A preguiça-de-coleira, outro animal em extinção, é encontrada em Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Teresópolis. Formigueiro-do-litoral, lagarto-branco-de-areia e jacutinga engrossam a lista.

O Globo, 10/06/2012, Rio, p. 18
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Mantiqueira
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.