Número de antenas dentro do Parque Nacional da Tijuca será reduzido

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 25/01/2017
As regras para a manutenção das antenas na região do Sumaré, dentro do Parque Nacional da Tijuca, foram endurecidas. Agora, o morro do Sumaré será usado exclusivamente para a prestação de serviços de radiodifusão (rádio e TV), telefonia, energia elétrica e outros serviços públicos, como está definido pelo Plano de Manejo do Parque Nacional da Tijuca. As regras para a utilização do espaço para serviços de telecomunicações foram normatizadas através da Portaria no 40/2016.

Não poderão permanecer no local serviços de comunicação de interesse particular como radiotáxi, radioamador e comunicação empresarial. No caso de serviços de internet, somente poderão continuar no local aqueles que utilizarem as estruturas de radiodifusores ou outros concessionários de serviços públicos. As entidades que não sejam prestadores ou concessionárias de serviços públicos terão o prazo de 90 dias para apresentar plano de remoção do parque, com prazo máximo de três anos para promover a retirada total das estruturas e a recuperação ambiental da área ocupada. Com isso, espera-se que haja uma diminuição de 40% do número de antenas e de 15% das torres e edificações construídas no Sumaré.

Nesta quarta-feira (25), foram demolidas duas torres de telecomunicações instaladas no local. O chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros, comemorou a ação. "Essas primeiras torres não estão entre as maiores, mas são simbólicas para o processo de ordenamento. As pessoas olham da cidade e não imaginam que no Sumaré circulam até 300 pessoas, que existem prédios de até 5 andares. A redução das estruturas e do movimento de veículos e equipamentos trará uma mudança positiva, permitindo recuperação da vegetação e melhoria da paisagem".

O Morro do Sumaré possui 700 metros de altitude e no alto ficam localizadas as antenas das emissoras de televisão e das estações de rádio. O local atravessa diversos bairros do Rio de Janeiro e a densa Floresta da Tijuca. O Parque da Tijuca é a Unidade de Conservação mais visitada do país, com mais de 3 milhões de visitantes por ano.



http://www.oeco.org.br/noticias/numero-de-antenas-dentro-do-parque-nacional-da-tijuca-sera-reduzido/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.