Número de focos de incêndio no Brasil dobram em 2012

180 graus - http://180graus.com - 09/09/2012
O número de focos de incêndio quase dobrou este ano no Brasil. E um dos principais motivos são as queimadas criminosas para a expansão da agricultura.

No meio da floresta, um caminhão abarrotado de madeira extraída ilegalmente. Quando o helicóptero do Ibama se aproxima, dois homens tentam escapar.

Um deles foge no trator. O outro se esconde na mata. O flagrante foi em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, onde uma operação do Ibama embargou seis madeireiras suspeitas de desmatar ilegalmente.

As regiões das florestas nacionais do Jamanxim e de Altamira perderam este ano 17 mil hectares de vegetação nativa.A cidade respira a fumaça que vem da mata nativa destruída pelo fogo.Além do Pará, os incêndios florestais também atingem outros estados da região Norte, Nordeste e Centro Oeste.

Em todo o país, o número de focos de calor este ano já é quase 80% maior do que no mesmo período de 2011.

As equipes de fiscalização planejam o combate aos incêndios com base nas informações enviadas por oito satélites, que monitoram os focos de calor, representados por pontos vermelhos. Os dados são atualizados diariamente. E hoje, segundo o instituto Chico Mendes, os parques e florestas nacionais mais atingidos pelo fogo estão na área que vai do Tocantins, passando pelo sudoeste do Pará e sul do Amazonas. Segundo especialistas, a principal causa das queimadas nessa faixa é a expansão agropecuária desordenada.

"Os incêndios se propagam dessa maneira: a prática de queima em propriedade rural que entra em uma unidade de conservação.
Este ano, os incêndios já consumiram trezentos mil hectares em unidades de conservação federais.Equipes de brigadistas tentam evitar que os incêndios se alastrem.Mas a estiagem dos últimos meses não ajuda no combate às chamas.



http://180graus.com/geral/numero-de-focos-de-incendio-no-brasil-dobram-em-2012-558715.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Altamira
  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.