O futuro dos recursos naturais é debatido em Porto de Moz

Agência Pará - www.agenciapara.com.br - 23/03/2009
Definir as melhores formas de usar os recursos da floresta é um dos objetivos da I Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e de Meio Ambiente de Porto de Moz, município da Região do Xingu. O evento será aberto nesta terça-feira (24) e prossegue até sexta-feira (27), na sede do município.

O Instituto de Desenvolvimento de Florestas do Estado do Pará (Ideflor) participará das discussões em grupos temáticos, como Agricultura Familiar, Pesca, Pecuária, Manejo Florestal Comunitário e Familiar e Manejo Empresarial e Concessão Florestal. Para o evento estão sendo esperados criadores de gado, manejadores de floresta, pescadores, integrantes de ONGs, técnicos extensionistas e pesquisadores.

Segundo Raimunda Monteiro, diretora geral do Ideflor, "Porto de Moz é um dos municípios com as maiores reservas extrativistas do Pará, além de planos de manejo que são referência para o Estado. Durante a Conferência, vamos discutir maneiras para fortalecer a economia extrativista no município".

Reserva - Com uma área de 17.423,4 km2, Porto de Moz hoje tem 74% de seu território como reserva extrativista, onde os maiores potenciais econômicos são a madeira e o pescado. Com 4,1% de seu território desmatados, o município terá uma oportunidade única de discutir e planejar o futuro, junto com mais de 100 comunidades tradicionais.

A Conferência será realizada pela Secretaria Municipal de Abastecimento e Produção e tem o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz.

No final do evento devem ser estabelecidos acordos e convênios de cooperação entre organizações não governamentais e governos municipal, estadual e federal.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Verde para Sempre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.