O HOMEM DE MARACÁ - MPF reúne os Alves, 7 BIS e ICMBio

Roraima Hoje - www.roraimahoje.com.br - 19/08/2010
Depois da campanha iniciada pelo jornal Roraima Hoje, algumas medidas têm sido tomadas para tentar desvendar o mistério do "homem de Maracá".

Na segunda-feira, 16, às 14h20, membros da família Alves, representantes do 7 BIS e da Estação Ecológica de Maracá, se reuniram com a procuradora da República Daniela Caselani Sitta, no edifício-sede do Ministério Público Federal em Roraima, para analisar propostas de buscas no furo Santa Rosa (município de Amajari).

Benjamin Bordallo da Luz, representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), propôs instalação de câmeras com sensores nas áreas onde dizem ter visto o homem nu. A proposta foi rechaçada pelos familiares de Jeovan Alves (pescador que desapareceu na região e que algumas pessoas dizem estar vivo). "Os equipamentos são caros, o ICMBio não os tem para pronta utilização e adquiri-los levaria muito tempo", alegou João Alves.

Major Sidney Barbosa de Assis, representando o comandante do 7 Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), propôs colocar homens para uma nova varredura no mês de outubro. Jeferson e João Alves também não aceitaram, alegando que "o mês de outubro está muito longe e que algo tem que ser feito com urgência" para encontrar a pessoa que supõem estar vivendo solitariamente na ilha de Maracá.

Marco Aurélio Domingos Lima - uma das pessoas que afirmam ter visto o homem nu na margem direita do furo Santa Rosa -, João e Jeferson Alves, propuseram uma expedição do Exército Brasileiro em tempo recorde, sugerindo que civis apontados por eles possam participar da empreitada.

Bordallo da Luz disse que autorizaria a entrada do grupo na ilha; major Assis ficou de consultar seus superiores e dar resposta no prazo de 48 horas (até a tarde de hoje).

Manifestação - Lenir Alves acredita que o homem de Maracá seja o seu filho (Jeovan, desaparecido em naufrágio no dia 3 de outubro de 2007) e planeja fazer manifestações públicas exigindo ações na reserva ecológica administrada pelo ICMBio. No dia 15 de setembro, data em que Jeovan Alves comemoraria 36 anos de idade, um grupo de pessoas vestindo camisetas estampando fotos do desaparecido pretende aglomerar-se em pontos chave da cidade para pressionar autoridades e mobilizar opinião pública.



http://www.roraimahoje.com.br/home/especial/3331-o-homem-de-maraca-mpf-reune-os-alves-7o-bis-e-icmbio.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Maracá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.