O Jalapão visto do espaço

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 01/03/2015
Localizado no município de Mateiros (TO), o Parque Estadual do Jalapão é um dos poucos locais ainda bem protegidos em todo o Cerrado, com potencial para permitir a preservação de espécies de fauna e flora que encontram-se sob intensa pressão em outros locais do país. O Jalapão é hoje um dos principais roteiros de ecoturismo e o turismo de aventura no Brasil, com deslumbrantes paisagens, chapadões, dunas e cachoeiras.

A mais famosa cachoeira do Jalapão é a Cachoeira da Velha, localizada no Rio Novo. Com aproximadamente 15m de desnível a cachoeira impressiona pelo volume de água e pelo formato em ferradura dupla que ocupa toda a largura do rio com aproximadamente 100 metros de uma margem a outra. Algumas das atrações do parque, como a Prainha da Cachoeira da Velha, tem seu período de visitação vinculado ao regime de chuvas, pois o nível mais baixo das águas possibilita o surgimento de praias fluviais.

Nas imagens abaixo, feitas pelos satélites do projeto Landsat, é possível ver como as estações do ano mudam a paisagem no Parque Estadual do Jalapão. Mais de 90% das chuvas ocorrem entre os meses de outubro a abril. Assim, no começo de janeiro o verde toma conta da região. A medida que o ano avança e as chuvas começam a ficar mais raras os tons de marrom vão se mostrando mais predominantes. Porém, mesmo no auge do período seco (agosto-setembro) as vazões fluviais continuam elevadas, como é possível ver nos rastros verdes que acompanham os leitos dos rios.



http://www.oeco.org.br/blog-do-wikiparques/28945-o-jalapao-visto-do-espaco
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.