Ocupantes de APA no Tarumã vieram do Pará, Pernambuco e até Peru

D24AM - http://www.d24am.com - 14/06/2011
Famílias que moravam em áreas condenadas pela Defesa Civil, vindas de outros Estados como Pará e Pernambuco e até do Peru, fazem parte do grupo que invadiu uma área que ficou conhecida como bairro José Alencar, na Vivenda do Pontal, zona oeste de Manaus. Muitos se dizem desempregados e os que não nasceram no Amazonas contam que preferem viver na invasão a voltar para o local onde nasceram.

O agricultor José Maria Souza Filizola, 62, disse que saiu de Caruaru, em Pernambuco, com a esposa e oito filhos em busca de melhores condições de vida. Trabalhou na Ponte sobre o Rio Negro como armador e está desempregado há seis meses. "Não quero voltar, trabalhava no corte de cana, mas as máquinas tomaram os nossos empregos", disse.

Há 14 anos os peruanos de Lima, Mauro Navaro, 35, e Alfredo Sea Garcia, 44, vieram para o Amazonas fazer uma viagem de aventura e não retornaram para a cidade natal deles. "Trabalhamos como vendedores ambulantes de produtos como cintos e relógios de parede, mas isso não nos dá condições para comprarmos uma casa. Não somos pastores, mas queremos um pedaço de terra reunir as pessoas e 'pregar' o evangelho", contou Mauro.

Hoje, 1.475 famílias estão vivendo nos lotes e elas devem ser expulsas por conta de decisão liminar judicial da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa).



http://www.d24am.com/noticias/amazonas/ocupantes-de-apa-no-taruma-vieram-do-para-pernambuco-e-ate-peru/26511
Questão Agrária/Fundiária

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Margem Esquerda do Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.