Oficina debate qualidade da educação nas Unidades de Conservação do Amazonas

http://portalamazonia.globo.com - 07/03/2011
O debate acerca dos desafios na qualidade da educação em áreas protegidas do Estado esteve em foco no início do mês de março. Técnicos do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), participaram da 1ª oficina de Capacitação Pedagógica das Escolas dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS), realizada pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC).

Cerca de dez professores de quatro Unidades de Conservação do Amazonas participaram do encontro. O evento visa aprimorar os conceitos, planejamentos e atuações pedagógicas dos professores de escolas incluídas nas NCS amazonenses. A oficina contou com a participação de 4 diretores das escolas e três gestores dos núcleos, que atuam diretamente nas comunidades do interior, além de técnicos da SEDUC e Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Conceitos pedagógicos

As escolas inclusas nos NCS contam com um modelo de educação diferenciado, adaptando os conceitos pedagógicos à realidade de cada unidade de conservação. Temas como a realidade das comunidades interioranas e os novos planos de gestão para a alfabetização nessas localidades fazem parte de uma nova política educacional implantada pelo Governo do Estado diretamente nos centros de ensino.

"Os professores desses núcleos direcionam a aula de acordo com o tronco básico comum da educação básica no Brasil. A grande diferença está na adaptação do que é aplicado aos alunos, como por exemplo, lições escolares voltadas às práticas dessas comunidades, exercícios e conteúdos que retratam a realidade local, além do convívio com a natureza. A comunidade acaba aprendendo na escola e repassando os conteúdos no dia-a-dia", afirma Wilde Itaborahy, chefe do departamento de populações tradicionais do Ceuc.

O Estado do Amazonas conta com quatro NCS espalhados nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, Uatumã, Juma e Rio Negro. Cada núcleo conta com uma escola, uma casa familiar da floresta, uma casa do professor, um posto de saúde e uma base operacional, oferecendo alimentação e moradia aos alunos regularmente matriculados.


http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=121604
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  • UC Uatumã
  • UC Juma
  • UC Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.