Oito são presos por extração ilegal de madeira em reserva no Pará

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com - 10/11/2008
Oito pessoas foram presas na Floresta Nacional do Trairão, no oeste do Pará, em área de exploração ilegal de madeira, informa o Ibama.

Segundo o agente de fiscalização ambiental Alessandro Queiroz, que participou da ação, uma equipe formada por funcionários do Ibama e do Instituto Chico Mendes (ICMBio), policiais civis e militares foi ao local para averiguar denúncia de atividade madeireira ilegal e encontrou os infratores em uma área de difícil acesso.

Eles tinham equipamentos para corte de madeira e confessaram que estavam derrubando a mata.

O local era tão remoto que o flagrante aconteceu por volta das 19 horas do domingo (9) e o grupo só chegou à cidade mais próxima, Itaituba (PA), às 5h da segunda-feira.

De acordo com Queiroz, pelo tamanho do dano causado à floresta, há muito mais pessoas desmatando a reserva, mas a movimentação de fiscais na região deve tê-las alertado. "Há quilômetros de caminhos abertos dentro unidade de conservação. Mas quase não encontramos madeira cortada. Ficou apenas o dano à floresta", diz o funcionário

Os infratores foram flagrados com três caminhões para transporte de madeira, mas somente um estava carregado com toras de ipê. Nas proximidades havia toras de madeira espalhadas por pátios de estocagem. Segundo Queiroz, havia um quarto caminhão no entorno da reserva, que foi usado para despejar madeira no caminho de acesso à floresta na tentativa de impedir a fiscalização na área.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Trairão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.