Onça-pintada amazonense chega em zoológico mineiro

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com - 24/06/2009
A onça-pintada ( Panthera onça) resgatada no final de maio em uma comunidade ribeirinha da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá já tem um novo lugar para ficar, depois de quase um mês de espera. Ela chegou no final da tarde de ontem, dia 23, no Zoológico Municipal Parque do Sabiá, em Uberlândia. O animal, apelidado de Janaína, é uma fêmea de aproximadamente 4 anos e 35 quilos.

Janaína saiu de Tefé (AM), cidade situada próxima à comunidade onde foi resgatada, no dia 9 de junho, em uma balsa de carga. A viagem levou cerca de 48 horas até Manaus (AM). Naquela capital, ficou hospedada durante onze dias no criadouro conservacionista Cariuá.

De Manaus, partiu no dia 22 de avião para Brasília. No dia 23, foi transportada de lá até Uberlândia, em um furgão.

A operação de resgate e de transporte da onça, de Tefé a Manaus, foi coordenada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) de Tefé e de Manaus, pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pela organização não-governamental NEX.

Janaína foi resgatada no dia 31 de maio da comunidade Bate Papo, na Reserva Mamirauá, e levada de voadeira (pequeno barco de alumínio, com motor de popa) para Tefé, onde foi tratada por profissionais do Instituto Mamirauá.

Devido ao período de cheia na região, a jaula onde a onça era mantida na comunidade estava alagada. Janaína foi capturada e criada desde filhote por um morador da comunidade Bate Papo. Cresceu em uma pequena jaula de madeira e sua alimentação consistia de peixes.

Seu dono - única pessoa que se aproximava dela - faleceu em agosto de 2008.

Em função de seu comportamento arredio, o pai do proprietário decidiu entregá-la ao IBAMA. A operação de transporte e resgate de Janaína também teve apoio do Exército e do IBAMA do Distrito Federal e de Minas Gerais

IDSM

Sobre o IDSM. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é uma Organização Social (OS), supervisionada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Criado em 1999, sua missão é promover a conservação da biodiversidade mediante o manejo participativo e sustentável de recursos naturais.

Sua sede é em Tefé (AM) e é cogestor das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, duas unidades de conservação com, respectivamente, 1,12 milhão e 2,35 milhões de hectares, áreas reconhecidas internacionalmente pela importância de sua biodiversidade. Tem o apoio do governo do Estado do Amazonas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), da Petrobras e do Wildlife Conservation Society/Fundação Gordon Moore.

UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.