Operação bixo aperta o cerco contra a caça ilegal

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 13/11/2012
A Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Paraná, realizou no último fim de semana mais uma etapa da Operação biXo (assim mesmo, com X maiúsculo)”, que resultou na prisão de um infrator, na destruição de cinco pontos de caça, sendo dois deles dentro da Unidade de Conservação (UC), e na apreensão de armamentos destinados à caça ilegal.

Com apoio dos agentes da Delegacia de Polícia Federal de Maringá e policiais do Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Umuarama, a operação tem como objetivo a proteção da rica biodiversidade da unidade de conservação. A prática da caça de animais silvestres e da extração de palmito são persistentes na região da Rebio. A Polícia Ambiental recebe diversas denúncias, sendo frequentes as prisões de infratores e a apreensão de armamento, munição e carne de animais silvestres abatidos ilegalmente.

Durante a operação, patrulhamentos motorizados e à pé foram realizados com incursões na mata, em pontos previamente identificados como possíveis locais de ocorrência de delitos ambientais. Barreiras também foram criadas nas estradas que dão acesso à Rebio e seis veículos foram abordados no entorno da UC.

Os pontos de caça encontrados foram destruídos e, enquanto se dirigia a um dos locais, um homem foi autuado e detido pela equipe de policiais da operação. Com ele, foram apreendidas uma espingarda calibre 20 e munição, enquanto na casa, localizada em uma fazenda vizinha da Rebio das Perobas, foram encontrados um tatu congelado e um tubo de PVC, utilizado para acondicionar o armamento em acampamentos.

A Rebio

A reserva foi criada em março de 2006. Nos seus 8.716 hectares, estão o maior remanescente de floresta de todo o norte e noroeste do estado do Paraná. O ambiente de floresta estacional semidecidual abriga grande diversidade de espécies animais nativas da Mata Atlântica, muitas ameaçadas de extinção regional e nacional. Dentre elas estão as cinegéticas (alvos de caça) como a paca Cuniculus paca, o cateto Pecari tajacu, a queixada Tayassu pecari e o veado-mateiro Mazama americana. A rebio também abriga uma população significativa de palmito-jussara Euterpe edulis, muito visada para extração ilegal.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3494-operacao-bixo-aperta-o-cerco-contra-a-caca-ilegal.html
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.