Operação coíbe pesca industrial em UC fluminense

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/03/2016
Foram apreendidas duas embarcações e uma tonelada de pescado


A Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, no litoral sul do Rio de Janeiro, acaba de realizar operação de fiscalização, em conjunto com o Ibama e Polícia Federal, para coibir a pesca industrial no interior da unidade e sua zona de amortecimento, na baía da Ilha Grande.

A operação, que ocorreu na semana passada, entre os dias 9 de 10, durou 24 horas ininterruptas e contou com o apoio do navio Soloncy Moura, do Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Litoral Sudeste e Sul (Cepsul), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Das 11 embarcações abordadas pelos 12 agentes do ICMBio, Ibama e Polícia Federal, duas delas foram retidas. Foram aplicados ainda quatro autos de infração e apreendidos 1 tonelada de pescado e apetrechos de pesca como redes, portas e arbaletes.


Alvo foi barcos com 15 m ou mais

"O objetivo do trabalho foi fiscalizar os barcos da frota pesqueira industrial, ou seja, embarcações com 15 metros de comprimento ou mais, que utilizam a baía da Ilha Grande, principalmente, para a pesca da sardinha. Aproveitamos para fiscalizar também a pesca do camarão, que está no período de defeso, desde 1o de março até 31 de maio", disse o analista ambiental Eduardo Godoy, que coordenou a operação.

Segundo ele, a presença da fiscalização no mar durante 24 horas com duas lanchas e o navio Soloncy Moura foi uma ação inédita tanto para a Estação Ecológica de Tamoios como para seus parceiros. Pelos bons frutos que gerou, a experiência deve ser repetida ainda este ano.

"O apoio do navio do Cepsul, com sua capacitada tripulação, fornece uma logística estratégica para as ações de proteção, pesquisa e monitoramento das unidades de conservação inseridas no bioma costeiro-marinho e pode ser visto como uma ferramenta de integração entre as áreas marinhas protegidas do ICMBio", afirmou Regis Lima, chefe da Esec.


Programa de Rastreamento de Embarcações

Para aprimorar sua atuação e atingir os objetivos traçados, a equipe da unidade teve o cuidado de acompanhar, dias antes da operação, o Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps). Trata-se de um sistema que visa ao monitoramento, gestão e controle das ações da frota pesqueira permissionada do governo federal.

O programa consiste, basicamente, na obrigatoriedade de embarcações pesqueiras, de 15 m de comprimento ou mais, possuírem um equipamento de rastreamento, via satélite, que alimenta sistema informatizado com suporte geoespacial, permitindo acompanhar toda a sua movimentação. Assim, fica mais fácil localizar as embarcações e fazer as abordagens.

O Preps foi instituído pela Instrução Normativa Interministerial Seap-PR/MB/MMA no 02/2006 e é gerido pela Secretaria da Pesca e Aquicultura, Ministério Meio Ambiente e Marinha do Brasil.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7786-operacao-coibe-pesca-industrial-em-uc-no-litoral-fluminense.html
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.